quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Cartas a um jovem escritor


Cartas a um jovem escritor
Mário Vargas Llosa
Campus (152 pág.)

Comentários do escritor peruano sobre sua experiência com a escrita, sob o formato de cartas a um jovem escritor (que caracteriza a série).
Eu esperava mais, mais orientações, mas ainda assim é interessante.
[terminei em 15/04/2009]

A Cantora Careca e a Lição

La cantatrice chauve suivi de La leçon
Ionesco (1952)
Folio - 150 pág

Duas excelentes peças de teatro, representantes do "teatro do absurdo".

A cantora careca:
Passada em um cenário único (residência de Mme e M. Smith),  trata da impossibilidade de comunicação entre as pessoas e da banalidade dos seres humanos, em geral.

A cena do casal Martin, embora provoque eventuais risos,  é de profundo drama, mostrando como é possível que as pessoas passem uma vida juntos sem nunca chegarem realmente a se conhecer.

Sr. Martin - Que estranho, curioso! Então, minha senhora, moramos no mesmo quarto e dormimos na mesma cama, minha cara senhora. Talvez seja lá que tenhamos nos encontrado!
Sra. Martin - Que curioso e que coincidência! É bem possível que tenhamos nos encontrado lá, e talvez até mesmo na noite passada. Mas eu não me lembro, meu caro senhor. 


Ionesco dizia que teve a idéia da peça após começar a estudar inglês, achando muito estranho os diálogos mantidos pelos personagens dos livros, como: "Olá, eu sou a senhora X, meu vestido é azul.... "


A Lição:
Crítica feroz ao ensino.
Aluna cheia de vida procura professor que, após afrontá-la com intermináveis questionamentos sobre conhecimentos totalmente inúteis e desnecessários, acaba por matá-la. 
Absurdo da situação que, infelizmente, não afasta a sua extrema realidade.

Um registro do próprio autor lendo em público as duas peças (em francês) pode ser encontrado em  http://www.ubu.com/sound/ionesco.html
[terminei em 10/04/2009]

A felicidade dos ogros

Au bonheur des ogres
Daniel Pennac
Folio 1985 (287 pág.)

O primeiro livro da saga da família Mallaussène. Benjamin Malaussène cria seus irmãos menores e trabalha em uma grande loja, onde começam a ocorrer diversas explosões, sempre que ele está presente. Loucura total, mas como deixar de lado? Os personagens são cativantes, as reações totalmente humanas, e o texto flui, flui... Ainda não li o restante da série, mas já comprei o segundo. Pode ler. Diversão garantida.
[terminei em 09/04/2009]

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Contos e Fábulas

Contes et Fables 
Léon Tostoï - 1888
Wikisource (230 pág)
http://fr.wikisource.org/wiki/Livre:Contes_et_fables

92 histórias curtas. (O incrível talento de Tolstoi em doses homeopáticas, ao contrário de outras obras, longas:  Guerra e Paz, Ana Karenina). Texto leve, fluido e agradável.

Disponível em versão falada (em francês) no site www.litteratureaudio.com
Para ler e ouvir.
[terminei de ler em 08/04/2009]

La Sainte Bible

La Sainte Bible 
(trad. para o francês de Louis Segond)
(1268 pág.)

A Bíblia é meu livro de cabeceira. Acabo uma e começo outra.
Desta vez, o desafio foi ler em Francês.  E consegui.

Maior best-seller do mundo (as listas de vendas a consideram hors-concours e nem a mencionam mais), fundamento de toda a cultura ocidental, é impossível deixar de ler.  É um livro mágico, que fala conosco e se renova a cada leitura.  Além de conter histórias sensacionais. Muitos "ditos populares", na realidade, são provérbios escritos por Salomão.

Não tenha medo do tamanho. Com alguns poucos minutos por dia a gente lê um capítulo e se chega ao final em cerca de 3 anos.  Quem está com pressa?
Um conselho: comece pelo Novo Testamento, que foi escrito originalmente em grego e, portanto, possui uma forma de expressão mais próxima de nós, latinos. 

[terminei em 07/04/2009]

Os mercadores da noite

Os mercadores da noite
Ivan Sant'Anna (1997)
Rocco (520 pág.)

As bolsas de valores e os mercados de todo o mundo, acordam, um belo dia, em polvorosa.  Corretoras por toda a parte recebem ordens de negócio falsas.

Operadores se suicidam, fortunas perdem o valor em minutos.
Qual o motivo deste caos?  E onde está o bilionário Julius Clarence, o grande mago do mercado financeiro?

Excelente história, com grande suspense.  Há alguns momentos de lentidão, mas são poucos e não comprometem a narrativa.  Impossível largar no meio.
Recomendadíssimo!

(Esta é capa da minha edição que, depois do 11 de setembro, deixou de lado as torres gêmeas que até então eram o símbolo do poderio econômico, e traz a foto da estátua de um touro que está em frente à da Bolsa de NY, símbolo da alta das ações, já que o touro chifra de baixo para cima.)

[terminei em  03/04/2009]

O Nome de Jesus

O nome de Jesus (The name of Jesus)
Kenneth E. Hagin
Tradução de Gordon Chown (1988)
Graça Editorial - (144 pág.)

O autor revela, de forma simples e direta, analisando trechos bíblicos, a importância e o significado do nome do Senhor Jesus.
Livro fino, mas capaz de mudar sua vida.
Para ler sempre.
MUITO BOM!
[terminei de ler (pela 2ª vez) em 27/03/2009]

O Zebra

Le Zèbre 
Alexandre Jardin (1988)
Folio (221 pag) 

Homem vê seu casamento esfriar e resolve se esforçar ao máximo para manter a chama da paixão acesa. 
Mal-entendido básico. Entendi a sinopse como se fosse uma comédia. Comecei a ler com esse espírito, mas não é.  Por outro lado, também não é um livro profundo, que marque nossa vida. Assim, não sei como descrevê-lo.
Não é ruim, mas se eu voltasse no tempo não o leria novamente.
[terminei em 15/03/2009]

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Não diga a ninguém

Ne le dis à personne (Tell no one)
Harlan Coben (2002)
Pocket (431 pag.)

Policial.
Médico, viúvo, recebe email marcando hora em um site onde ele vê imagem de uma câmera de rua, onde passa sua mulher, morta há vários anos.  Ele passa a procurar por ela e é perseguido por desconhecidos.

Prende até o final. Passei alguns dias dormindo pouco por causa dele, só que eu esperava mais. O gancho é muito bom, mas a resolução nem tanto.
De qualquer forma, vale a pena, às vezes a gente quer só se distrair.
 
[terminei em 11/03/2009]

A Agência

L'agence
Lorraine Fouchet (2003)
J'ai Lu - 351 pag.

Mulher que cria sozinha um filho pequeno e a irmã adolescente resolve deixar Paris e ir para o interior, para uma cidade onde morava sua avó.  Lá, ela encontra com uma amiga de infância, americana, e as duas resolvem criar uma agência para ajudar outras pessoas que queiram seguir o mesmo caminho.
Romance leve, bastante previsível, mas muitíssimo agradável. Depois que a gente começa, não quer largar.
Gostei tanto, que já comprei outros da mesma autora.
[terminei em 06/03/2009]

domingo, 27 de setembro de 2009

Jaques o fatalista e seu mestre

Jacques le fataliste et son maître. Denis Diderot (1780)
ebook (434 pag.) (http://www.ebooksgratuits.com)

Grande obra. Ironia bem casada com a crítica. Jacques viaja com seu mestre, sempre contando histórias. O mestre conta as suas, a mulher da estalagem também e por aí vai.
Jacques repete, sem cessar, que tudo já estava pré-determinado, embora nem sempre aja de acordo, o que o seu mestre não deixa de notar.

Muiiiiito bom.  Leia.

Exemplos: "Sabe quem são os maus pais? Aqueles que esqueceram dos erros de sua juventude."
"Se o mar fervesse, haveria, como se diz, muitos peixes cozidos."
"Não pague jamais antecipadamente, se você não quer ser mal servido".


[terminei em 27/02/2009]

A Glória de meu pai

La Gloire de mon père
Marcel Pagnol (1957)
Fortunio - 216 pag.

Romance autobiográfico, primeiro de uma trilogia.
O autor narra momentos de sua infância em que ele e sua família passam férias em outra cidade. Para os amantes dos animais, como eu, é um pouco difícil passar por todas as descrições das caçadas, mas há momentos interessantes.

O filme (1990), de Yves Robert, segue o livro, com suas qualidades e defeitos.
Leitura leve, mas não chego a recomendar.
(A capa é do Sempé, ilustrador que eu amo!)
[terminei de ler em 21/02/2009]

Janela indiscreta e outras histórias

Janela indiscreta e outras histórias
Cornell Woolrich (1942)
tradução de Rubens Figueiredo - 2008
Companhia das Letras - 220 pag.

Coletânea de cinco contos policiais:

Janela indiscreta - indiscutivelmente o melhor, que foi utilizado por Hitchcock no filme de mesmo nome (Rear Window - 1954).  Homem imobilizado por questões de saúde passa o tempo na janela, de onde pode ver o que se passa nas janelas dos vizinhos e suspeita de um crime.
Hitchcock inclui personagens (Grace Kelly e vários vizinhos), substitui um empregado pela enfermeira (magistralmente interpretada por Telma Ritter) e muda também a forma pela qual Jeff descobre onde está o corpo. 

Post-mortem - Uma viúva descobre que seu falecido e enterrado marido era o ganhador da loteria e precisa encontrar o bilhete. Daí para se descobrir se ele realmente morreu de forma acidental ou não...   Pena que Hitchcock não filmou.

Três horas - Homem desconfia que a mulher o está traindo e cria bomba para matá-la, juntamente com o amante. Só que... alguma coisa sempre dá errado, não é?  Tique-taque, tique-taque. Muito bom.  Graças a Deus eu não rôo unhas, senão tinha acabado com elas.

Homicídio trocado - Homem procura conhecido especialista em álibis. Ele aceita o encargo e lhe mostra uma saída secreta de seu escritório, situado no fundo de um bar. Na data marcada ele entra no bar, se dirige ao escritório do amigo, os dois bebem, jogam, ele sai pela porta secreta, faz o que queria fazer e volta...  Impossível dizer mais.

Impulso - Homem em dificuldades financeiras tem que pedir dinheiro a seu ex-patrão, mas não tem coragem. Ele também não tem coragem de voltar para casa sem dinheiro, então ele resolve assaltar a casa do ex-empregador... mas as coisas não vão bem.

Boa leitura, já que o conto é o tamanho ideal para as tramas, que se desenvolvem e se resolvem no ritmo ideal.
Quanto ao filme, você ainda não viu?  Então corra à locadora. Para ver e rever, sempre. Eu comprei. Para mim, é o melhor do Hitch. E olha que os outros também são incríveis.
[terminei de ler em 07/02/2009]

sábado, 26 de setembro de 2009

O jogador de xadrez

Le Joueur d'échècs
Stefan Zweig (1943)
arquivo PDF (60 pag.) - www.ebooksgratuits.com

Conto longo ou novela curta?  O texto dispensa classificações.
No tempo das viagens em navio, longas, o narrador relembra uma em especial, em que um dos passageiros era um grande campeão de xadrez.

Para passar o tempo, organizam um pequeno torneio, estando a um lado vários passageiros e, do outro, o campeão.   Eles obviamente, perdem, mas um homem quieto, que estava apenas assistindo, aponta os erros da partida.
Exige-se, portanto, a revanche, que seria guiada pelo novo e misterioso jogador.
A revelação de como este homem aprendeu as técnicas e táticas do jogo é a surpresa da história.
Grande crítica à tortura e pungente retrato das armadilhas da mente.

Vale a pena.
[terminei de ler em 04/02/2009]

Tartufo

Le Tartuffe (Tartufo) (1664)
Molière (Jean-Baptiste Poquelin)
Arquivo PDF (www.ebooksgratuits.com)
(134 pág.)

Molière é sempre maravilhoso... Crítica e ironia em comédias deliciosíssimas, com um texto sempre ágil, que não envelhece.

Em o Tartufo, sua metralhadora giratória ataca os burgueses que querem parecer nobres, a influência do clero, o ciúme e a infidelidade, os casamentos de conveniência, etc..
Obviamente, estas qualidades lhe valeram muitas perseguições, tendo sido a peça proibida por diversas vezes, obrigando-o, inclusive, a fazer modificações no texto.

Um burguês rico (Orgon), casado com Elmire,  hospeda em sua casa um devoto (Tartuffe).  Orgon quer casar sua filha Marianne com Tartuffe, mas ela está apaixonada por outro rapaz (Valère).

Toda a família percebe que Tartuffe não vale grande coisa, mas Orgon vai sendo enganado, até que ...

O final eu não conto.
Há duas cenas memoráveis, que vêm exercendo influência em outras obras através dos anos: uma, em que Orgon chega de viagem e, apesar de informado de que sua mulher está doente, somente se preocupa em saber sobre o bem-estar de Tartuffe e a outra, em que Elmire, tentando convencer Orgon das investidas de Tartuffe, o faz se esconder em baixo de uma mesa.

Leia o livro e, se puder, veja a peça.
Assista também o filme Molière (2007), de Laurent Tirard, que utiliza o argumento da peça como pano de fundo da vida do autor.  O ator principal (Romain Duris) dá um show na cena em que, durante uma aula de interpretação a Orgon, imita várias raças de cavalo. Imperdível!

[terminei de ler em 01/02/2009]

A volta ao mundo em 80 dias


Le tour du monde en 80 jours
Jules Verne (1873)
Arquivo PDF (+/- 331 pág.) http://www.ebooksgratuits.com (excelente site com várias obras que já estão em domínio público disponíveis em PDF, .doc e outros formatos - textos somente em francês)

O inglês Phileas Fogg, maníaco pela pontualidade, aposta com seus companheiros de cartas que consegue dar a volta ao mundo em 80 dias e parte para esta aventura acompanhado de seu novo empregado, o francês Jean Passepartout.  No entanto, ele é confundido com o ladrão que roubara o Banco da Inglaterra e é perseguido pelo agente de polícia Fix.

Livro clássico, de aventuras, de uma época maravilhada com as inovações tecnológicas.

O filme, americano, (de 1957) suaviza um pouco as críticas do autor francês, mas respeita suficientemente a obra original.  Após ver David Niven, não se consegue pensar em Phileas Fogg de outra maneira.   Cantinflas não passa por um francês, especialmente bochechudo, como descreve Júlio Verne, mas é impagável como Passepartout.  A cena da tourada (que não existe no livro) é imperdível.   O filme recebe o auxílio luxuoso da música de Victor Young que sublinha maravilhosamente as imagens e marca, indelevelmente a nossa memória. (Quem vê o filme não se livra dela por pelo menos uma semana.... e não quer se livrar!)

Aconselho ler o livro e ver o filme.  Programaço!
[terminei de ler em 29/01/2009]

O Ditador e a rede

Le Dictateur et le Hamac
Daniel Pennac (2003)
Folio (2005 - 405 páginas)

Um ditador se cansa da vida que leva e se faz substituir por um sósia. Este  por sua vez, também treina um sósia e por aí vai.
Daniel Pennac  faz uma crítica às ditaduras e governos em geral, mostrando como, independentemente de se substituir a pessoa que assume o cargo de liderança, a estrutura se mantém, imutável.

O escritor morou algum tempo no Brasil, o que explica as inúmeras referências ao nosso país, entre elas o fato de nomear a capital da república retratada de Teresina.

O livro se presta, também, a uma homenagem ao cinema nas pessoas de Charles Chaplin e Rodolfo Valentino.

O tema do ditador que se faz substituir por outro, já fora utilizado antes, seja no filme de Paul Mazursky Luar sobre Parador (1988) que, por sua vez, seria uma refilmagem de um filme de 1939 (The Magnificent Fraud) baseado em um conto não publicado (19??) de Charles G. Booth: "Caviare for His Excellency", no filme Dave - Presidente por um dia (1993), de Ivan Reitman, em um romance de Sidney Sheldon "The Dictator" (19??) e, finalmente, no livro "Outono do Patriarca" (1975) de Gabriel Garcia Marques.

A história é interrompida muitas vezes por comentários do escritor, mas o estilo fluido e agradável de Pennac consegue manter o interesse.
[terminei de ler em 16/01/2009]

India Song

India Song
Marguerite Duras (1972)
Gallimard (152 pág.)

Teatro.
O cenário é a embaixada da França em Calcutá, Índia, nos anos 30, em momento de grande calor e umidade. Anne-Marie Stretter, bela mulher do embaixador, recebe declaração do vice-consul no meio de uma recepção.
Achei a peça confusa, com vozes em off fazendo comentários o tempo todo.
No entanto, há qualidades, e a crítica se faz presente, especialmente no confronto entre a futilidade dos ricos e poderosos e a situação lastimável dos pobres, famintos e cobertos de lepra.
[terminei em 28/01/2008]

Vôo noturno

Vol de nuit
Saint-Exupéry (1931)
Folio (187 pág.)

Primeiro romance de sucesso de Saint-Exupéry, em que ele narra as aventuras e desventuras dos pilotos que faziam o correio entre a América do Sul e Europa.

Embora seja indiscutível o talento do escritor, de onde saiu a pérola chamada "O Pequeno Príncipe", o livro é lento. Eu comecei, parei, voltei e fiz força para chegar ao fim porque eu não suporto deixar livros pelo meio, sempre me dá a sensação de derrota.  Não recomendo.
[terminei em 27/01/2008]

O Grande Meaulnes

Le Grand Meaulnes
Alain-Fournier (1913)
ebook (238 pág.)

História contada na primeira pessoa por François Seurel, filho de professor (que, na época morava no prédio da escola) que fica muito amigo de aluno um pouco mais velho (Augustin Meaulnes). A amizade se desenvolve com a idade, até virem os dramas pessoais.

Considerado como obra-prima, é o único romance do escritor, que morreu muito jovem, com apenas 28 anos, lutando durante a Primeira Guerra.

Bom livro, retrato de uma época em que sonhos e ideais tinham um peso maior na vida das pessoas.
[terminei em 21/01/2008]

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Morder atravessado

Mordre au travers
Virginie Despentes (1999)
Librio (123 pág.)

Contos, todos sobre a violência.  Alguns são realmente impossíveis de engulir.
Muito sangue, agressividade e morte para nada. 
Não leia.
[terminei em 26/12/2008]

Livros lidos em 2008

  1. Le Grand Meaulnes - Alain-Fournier 
  2. Vol de nuit - Saint-Exupéry 
  3. India Song - Marguerite Duras 
  4. La grammaire est une chanson douce - Erik Orsenna 
  5. L'Homme aux cercles bleus - Fred Vargas 
  6. Un couple ordinaire - Isabelle Minière 
  7. Grammaire française et impertinente - Jean-Louis Fournier 
  8. Pars vite et reviens tard - Fred Vargas (23/02/2008)
  9. La Couleur Bleue - Jörg Kastner (28/05/2008)
  10. Confessions d'une accro du shopping - Sophie Kinsella (27/06/2008)
  11. Nouveaux contes à Ninon - Zola (15/07/2008)
  12. Fables - Charles Perrault (16/07/2008)
  13. Le parfum de la dame en noir - Gaston Leroux (22/07/2008)
  14. Les Precieuses Ridicules - Molière (29/07/2008)
  15. L'Avare - Molière (09/08/2008)
  16. Amor em minúsculas - Francesc Miralles (21/08/2008)
  17. Le Chat Noir - E. Allan Poe (22/08/2008)
  18. Inventando Moda - Doris Treptow (21/09/2008)
  19. Comment marcher sur des talons aiguilles - Camilla Morton (21/09/2008)
  20. O Brasil tem estilo? - Ruth Joffily (04/10/2008)
  21. Le pourquoi des choses - Anne Pouget 
  22. Sacrés Français ! - Ted Stanger (15/10/2008)
  23. L'oeil du loup - Daniel Pennac 
  24. Les Rois Maudits - vol.1 - Maurice Druon (08/11/2008)
  25. Les Rois Maudits - vol.2 - Maurice Druon (19/11/2008)
  26. Les Rois Maudits - vol.3 - Maurice Druon 
  27. Les Rois Maudits - vol.4 - Maurice Druon 
  28. O código do vestir - Toby Fischer-Mirkin 
  29. Les Rois Maudits - vol.5 - Maurice Druon 
  30. Mordre au travers - Virginie Despentes

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Livros lidos em 2007

2007

  1. Révisions 450 - intermédiaire (17/01/2007)
  2. Mystères dans le showbiz (20/01/2007)
  3. Grammaire Progressive du Français - avancé (03/02/2007)
  4. Un chien de saison - Maurice Denuzière (17/02/2007)
  5. Grammaire Expliquée (08/03/2007)
  6. Journal d'un chat assassin - Anne Fine (19/03/2007)
  7. Le diable s'habille en Prada - Lauren Weisberger (10/04/2007)
  8. Conversations - pratiques de l'oral - Cidalia Martins (17/06/2007)
  9. Astérix et la rentrée gauloise (31/06/2007)
  10. Vocabulaire expliqué du français (07/07/2007)
  11. Coule la Seine - Fred Vargas (08/07/2007)
  12. Debout les morts - Fred Vargas (20/07/2007)
  13. Bonjour Tristesse - Françoise Sagan (25/07/2007)
  14. L'homme à l'envers -  Fred Vargas (11/08/2007)
  15. Delf B1 (09/10/2007)
  16. Mincir en beauté - Delabos (19/10/2007)
  17. À Paris (01/11/2007)
  18. Exercices de style - Raymond Queneau (18/11/2007)

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Livros lidos em 2006

 Livros lidos em 2006

  1. Vocabulaire Progressif Intermédiaire (11/01/2006)
  2. Civilisation Progressive Intermédiaire (07/02/2006)
  3. Exercices Communicatifs de la Grammaire Progressive - Intermédiaire (26/02/2006)
  4. Point par point - intermédiaire (01/03/2006) 
  5. Le Petit Prince - Saint Exupéry (03/03/2006) 
  6. Contes Choisis - Grimm (14/03/2006) 
  7. Vocabulaire Progressif - Avancé (09/04/2006) 
  8. Grammaire Sorbonne - débutant (20/05/2006) 
  9. Savoir-vivre avec les Français (13/06/2006)  
  10. La Griffe (11/06/2006) 
  11. Qui file Cécile? (25/06/2006) 
  12. Como fazíamos sem - Bárbara Soalheiro (01/07/2006) 
  13. Contes du Jour et de la nuit - Maupassant (21/08/2006)
  14. Trois Contes (Un coeur simple...) - Flaubert (29/08/2006)
  15. Le Mystère de la chambre jaune - Leroux (08/09/2006)
  16. Le Petit Nicolas - Sempé/Goscinny (04/10/2006)
  17. L'Étranger - Camus (08/10/2006) 
  18. Tous les matins du monde - Pascal Quignard (09/10/2006)
  19. Conjugaison Progressive du Français (12/10/2006)
  20. Conjugaison 450 (12/10/2006)
  21. Grammaire Sorbonne - moyen (21/10/2006)
  22. Balzac et la Petite Tailleuse Chinoise - Dai Sijie (23/10/2006)
  23. Quatre contes - Prosper Mérimée  (27/10/2006) 
  24. Grammaire 450 - intermédiaire  (30/12/2006)
  25. Correspondance Facile - (31/12/2006)

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Livros lidos pela vida...

Quem tem mania de listas sabe que às vezes a gente começa uma, duas, três, às vezes a gente esquece delas e às vezes joga fora as que fez.
Então, há muitos livros lidos pela vida dos quais não tenho o menor controle. Alguns foram esquecidos, outros sei que li e tenho alguma referência da época, outros não sei quando.
Em algumas épocas, nos livros que eram meus (porque a gente lê livro emprestado também e devolve...), eu anotei a data em que terminei, só que a gente empresta livros, dá, se muda, perde...
Assim, começo agora a lista e vou atualizando quando lembrar de algum. Se encontrar a data, eu cito. 

70's
  1. O morro dos ventos uivantes - Bronté (várias vezes...)
  2. O horizonte perdido -  (várias vezes...)
  3. A cidade e as Serras - Eça de Queiroz (várias vezes ... e quero reler, pois não lembro quase nada!)
  4. O Menino de Palmares
  5. O Guarani - José de Alencar
  6. Macunaíma - Mário de Andrade
  7. Cobra Norato - Raul Bopp
  8. Jubiabá - Jorge Amado
  9. O Cortiço - Aluísio Azevedo
  10. Menino de Asas - Homero Homem (anos 70)
  11. A viuvinha / Cinco minutos - José de Alencar (anos 70) 
  12. Morte e vida severina - João Cabral de Melo Neto
  13. É - Millor Fernandes
  14. Memórias da Emília
  15. Reinações de Narizinho
  16. O Presidente Negro
  17. O Menino do Dedo Verde - Maurice Druon
  18. Teatro (A menina e o vento, Maroquinhas Fru-fru, ...) - Maria Clara Machado (1976)
  19. O Noviço - Martins Pena
  20. Fábulas Fabulosas - Millôr Fernandes
  21. Dôra, Doralina - Rachel de Queiroz 
  22. Uma aventura de natal - Charles Dickens


80's
  1. Cem anos de solidão - Gabriel Garcia Marques (década de 80)
  2. O Crime do Padre Amaro - Eça de Queiroz (década de 80)
  3. A História de Fernão Capelo Gaivota - Richard Bach
  4. A morte e a morte de Quincas Berro Dágua -  Jorge Amado (anos 80)
  5. Gota d'Água - Chico Buarque (20/08/1980)
  6. 1984 - Georges Orwell (li no ano, 1984) 
  7. Microfísica do Poder - Michel Foucault (1984)
  8. A revolução dos bichos - Georges Orwell
  9. Fazenda Modelo  - Chico Buarque (19/06/1984)
  10. A Hora da Estrela - Clarice Lispector (14/05/1980)
  11. Alice no país das maravilhas / Alice no país dos espelhos - Lewis Caroll
  12. Os Frutos da Terra - André Gide (1986)
  13. Memórias de Adriano -  (1986)
  14. O Perfume (1986)
  15. Cem dias entre céu e mar - Amyr Klink (1987)
  16. O ovo da serpente - Ingmar Bergman (10/09/1987)
  17. Minha vida - Isadora Duncan (1988)
  18. Mutações - Liv Ullmann
  19. Conan Doyle (vários)
  20. Virando a própria mesa - Ricardo Semler (1986/1988)
  21. Iacocca uma autobiografia - Lee Iacocca (1986/1988)
  22. Grace Kelly - As vidas secretas da princesa - James Spada (1988)
  23. Meu último suspiro - Luis Buñuel (1988?)
  24. Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres - Clarice Lispector (04/11/1989)
  25. O Processo - Franz Kafka
  26. O encontro marcado - Fernando Sabino
  27. A senhorita Simpson - Sérgio Sant'Anna (1989)
  28. A casa dos espíritos - Isabel Allende
  29. Feliz Ano Velho - Marcelo Rubens Paiva
  30. A História sem fim - Michael Ende
  31. A História da Música em quadrinhos
90's
  1. O amor nos tempos do cólera - Gabriel Garcia Marques (década de 90)
  2. Eu, Sarah Bernhardt  (01/02/90)
  3. O noivo da princesa - William Goldman (14/04/90)
  4. Chega de Saudade - Ruy Castro (22/11/90)
  5. Estorvo - Chico Buarque (30/08/1991)
  6. Memórias do Café Nice - Nestor de Holanda (maio de 1991)
  7. Desabrigo - Antônio Fraga (1991)
  8. Da Liberdade Cristã - Martim Lutero (1991)
  9. Em seus passos, que faria Jesus - Charles M. Sheldon (1992)
  10. A Cruz e o punhal - David Wilkerson (1992)
  11. O Discípulo - Juan Carlos Ortiz (1992)
  12. Suprema Vitória - Harold Hill (1992)
  13. Amar a si mesmo - Walter Trobisch (1992)
  14. Há poder em suas palavras - Don Gossett (1992)
  15. O poder do louvor - Merlin Carothers (1993)
  16. Poliana - Eleanor Porter (1993)
  17. Aprenda a viver como um filho do rei - Harold Hill (01/05/1993)
  18. Como alcançar a vitória - Harold Hill (06/05/1993)
  19. Pollyanna moça - Eleanor Porter  (05/07/1993)
  20. Como aproveitar ao máximo o seu tempo e potencial - E.Dayton/T.Engstrom
  21. Na sala com Danuza - (1993)
  22. No princípio... - E.H.Andrews (1993)
  23. A Invocação do nome de Jesus - Ed. Paulinas (30/09/1993)
  24. Fósseis que falam - Felipe Saint (01/10/1993)
  25. Deus é dono do meu negócio - (1994)
  26. Louvor que liberta - Merlin Carothers (1994)
  27. A cura das feridas interiores - Caio Fábio D'Araújo Filho (1994)
  28. O Jejum Bíblico - Jerry Falwell (1995)
  29. O pescoço da girafa - Max Nunes (1997)
  30. Uma pulga na camisola - Max Nunes (1997)
  31. Café com Deus - Rubinho (1998)
  32. A quarta dimensão - Paul Yonggi Cho (18/04/1999)
  33. Soluções para os problemas da vida - Paul Yonggi Cho (12/05/1999)
  34. Com a graça de Deus - Fernando Sabino (1999)
  35. A oração eficaz - David Paul Yonggi Cho (1999)
2000/2005
  1. A relíquia - Eça de Queiroz (2000)
  2. O mandarim - Eça de Queiroz (2000)
  3. O Essencial - Constanza Pascolato (2001) 
  4. I e II Samuel introdução e comentário - Joyce G. Baldwin (02/09/2001)
  5. Daniel introdução e comentário - Joyce G. Baldwin (10/10/2001)
  6. João  introdução e comentário - F. F. Bruce (01/01/2002)
  7. Tia Zulmira e Eu - Stanislaw Ponte Preta - (21/08/2002) 
  8. Minha arquitetura - Oscar Niemeyer (13/10/2002)
  9. Ah! Saudade Engraçada - Nestor de Holanda (2003) 
  10. A oração de Jabez - Bruce Wilkinson (2004)
  11. O decúbito da mulher morta - Nestor de Holanda (2004)
  12. Contos da Tradição Judaica (11/02/2005)
  13. Fábulas - Esopo (09/04/2005)
  14. Se não fosse pela Graça de Deus - Joyce Meyer (2005) 
  15. Conversa franca sobre estresse - (2005)