segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Saber viver com os franceses.

Savoir-vivre avec les Français
Odile Grand-Clément (1996)
Hachette (96 pág.)

Livrinho fino, dedicado a apresentar os hábitos culturais dos franceses a estudantes da língua de outros países.
Muito bom e interessante (somente para os que estão nesta situação, é claro), com informações práticas sobre ônibus, trens, lojas, como cortar o roquefort...

[terminei em 13/06/2006]

domingo, 29 de novembro de 2009

Como andar de saltos altos

Comment marcher sur des talons aiguilles
Camilla Morton (2005)
Le Livre de Poche (351 pág.)

Manual de moda..?...
Em resumo, como fazer isso, como fazer aquilo, com intervenções de nomes famosos, como Galliano, Manolo Blahnik,  Viviane Westwood.

Uma das dicas é:  ao comprar um sapato novo (de saltos altos, é claro, os baixinhos não causam preocupações), ande com ele na esteira. É, na esteira ergométrica, para amaciar o sapato e para você encontrar o equilíbrio em cima dos saltos. Afinal, na esteira, você pode se apoiar nas barras, a velocidade é controlada e o piso é uniforme ...
Ultrapassada a fase da esteira, leve-o, dentro da bolsa, ao supermercado e coloque-o ao entrar. É o test-drive, com o apoio do carrinho...

Gisele Bundchen dá dicas de como sair bem em uma foto.
O livro fala de tudo um pouco, sempre com comentários bem-humorados.

 Mas não é imprescindível... claro que não.
[terminei em 21/09/2008]

sábado, 28 de novembro de 2009

Aritimética aplicada e impertinente

Arithmétique appliquée et impertinente
Jean-Louis Fournier (1993)
Le Livre de Poche (117 pág.)

Livro bobinho. Apresenta vários problemas de aritmética com enunciados fora do comum.  O autor disse que sempre pensou que a aritmética existia apenas para solucionar o problema dos trens que se cruzavam...
Assim, com um certo humor (negro), ele percorre os princípios gerais, distância, área, volume, peso, regra de três, frações, etc.

Por exemplo:
"Calcule o peso do cérebro de um imbecil. Sabemos que ele é composto de 520g de certeza, 200g de vulgaridade, 430g de autosatisfação e 250g de substâncias orgânicas diversas (excipiente)."
ou
"um quarto de vinho corresponde a uma parte de um litro de vinho. As pessoas que não conhecem as frações pedem aos garçons um litro inteiro e caem rapidamente no alcoolismo..."
Mas é bobo.
[terminei em 11/10/2009]

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

O homem ao avesso

L'homme à l'envers
Fred Vargas (1999)
J'ai Lu (318 pág.)

Policial.
Uma série de mortes, primeiro de ovelhas, depois de homens, atacados por mordidas. A questão é que a marca dos dentes é muito grande para um lobo.  Na região em que os fatos ocorrem há um homem sem pelos, o que faz com que apareça o medo de um ataque de lobisomem.

Mais um do Comissário Adamsberg. O engraçado é que ele só aparece da metade para o fim. A primeira parte toda é centrada na Camille.
Embora o meu preferido da autora ainda seja "Debout les morts", vale a pena.
É dos bons. 

[terminei em 11/08/2007]

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

O Pequeno Príncipe

Le Petit Prince
Antoine de Saint Exupéry (1943)
HBJ (113 pág.)

Livro lindo, servindo a adultos e crianças, igualmente.  Li a primeira vez (em português) adolescente, emprestado de uma prima que mora em Minas Gerais, na casa de quem eu estava hospedada, durante um feriado de carnaval.  Li em uma tarde só, entre a piscina e o baile no clube.  Lágrimas, lágrimas e mais lágrimas.

Mais tarde, encontrei em francês e comprei, esperando um dia ter tempo de estudar a língua.   Como os sonhos nunca morrem, o dia chegou, e foi o primeiro livro original (não facilitado) que eu li.  Embora muitos anos separassem a primeira leitura da segunda, as lágrimas foram derramadas na mesma quantidade.

O livro sofreu, durante muito tempo, uma espécie de preconceito, sendo conhecido como "literatura das Misses", em decorrência das declarações das candidatas que o apontavam como o melhor livro de suas vidas.

Mas, seja você uma candidata a Miss ou não, leia. Você não vai se arrepender. É livro para lembrar para sempre, do tipo que passa a fazer parte de você.

[terminei de reler em 03/03/2006]

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Un cachorro de estação

Un chien de saison
Maurice Denuzière (1979)
Librairie Générale Française (LGF) (224 pág.)

Homem solitário e pacato aceita cuidar de cachorro (boxer) de um casal amigo durante as férias.
As conseqüências são razoavelmente previsíveis, a casa quebrada, sujeira, bagunça e o início de uma grande amizade.
Mas, a despeito da previsibilidade, é interessante.

[terminei em 17/02/2007]

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Emagrecer ficando bela.

Mincir en beauté
Alain Delabos (2000)
Le Livre de Poche (256 pág.)

Se você é magrinha, faça tudo que estiver ao seu alcance para continuar assim.  Se engordar uns três quilinhos, feche a boca imediatamente, porque se deixar a coisa degringolar.... aí complica.

Mas vamos ao livro. O autor desenvolveu um método de emagrecimento que, segundo ele, está baseado no metabolismo.  Assim, pode-se comer de tudo (obviamente em quantidades limitadas),  desde que nos momentos corretos. Basicamente, a parte da manhã está reservada às gorduras, o almoço às proteínas, o lanche da tarde é o único momento do dia para os açúcares e à noite, é melhor nem comer...
Após apresentar este plano básico, o Sr. Delabos faz uma diferenciação da dieta de acordo com o tipo físico da pobre pessoa que pretende emagrecer.
Eu comecei. Perdi 2 quilos na primeira semana, fiquei ultra animada, mas na segunda... nada, nem na terceira. Acho que grande parte da dificuldade em continuar com este método, foi ficar sem comer frutas e, de outro lado, ter de comer queijos gordurosos pela manhã, no verão do Rio de Janeiro? 
Não deu.
A solução veio nos Vigilantes do Peso (menos 13 quilos). Viva!

Mas o método não é absurdo nem impossível de seguir, há vários fóruns na internet especializados nesta dieta, só não deu para mim. Pelo menos não recuperei os dois quilos.

[terminei em 19/10/2007]

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Fábulas de Charles Perrault

Fables
Charles Perrault (1697)
ebook (24 pág.)

Fábulas, no estilo de Esopo e La Fontaine, em textos curtos, rimados.
Algumas são muito conhecidas,  como:

"A raposa e as uvas", em que a raposa, vendo não poder alcançar um cacho de uvas, afirma não ter interesse nelas.

"O conselho dos ratos", em que jovens ratos, cansados de ser perseguidos pelo gato, decidem pendurar um guizo no pescoço dele.

"A lebre e a tartaruga", bom, essa nem precisa resumir, você já conhece.


Perrault apresenta histórias já contadas pelos outros, tendo como novidade apenas o seu estilo e pequenas variações.

[terminei em 16/07/2008]

domingo, 22 de novembro de 2009

Os Reis Mauditos - vol.5 - A Loba de França

Os Reis Mauditos  (Les Rois Maudits)
Vol. 5 - A Loba de França
Maurice Druon (1965)
Trad. Flávia Nascimento
Bertrand Brasil (321 pág.)

O rei Felipe V, também morre, pouco tempo depois, deixando somente filhas e é substituído por seu irmão mais novo, Carlos IV.
A história passa, agora, para o outro lado do Canal da Mancha.  A rainha Isabel, também filha de Felipe IV é infeliz no casamento com o rei inglês Eduardo II que a menospreza, publicamente.  Ela encontra abrigo, então, na corte de seu irmão, onde viria a viver um romance com um nobre inglês, ali refugiado.

Ver também os volumes: 1, 2, 3, 4, 6, 7 
[terminei em 24/12/2008]

sábado, 21 de novembro de 2009

Eu e minha boca grande!

Eu e minha boca grande! (Me and my big mouth!)
Joyce Meyer (1997)
Ministérios Joyce Meyer (215 pág. trad. Ana Paula Barroso Magalhães)

Muito bom livro, sobre a importância de se controlar o que se fala.   Afinal, muitas mágoas e discussões começam com frases bobas que não acrescentam nada a quem ouve ou a quem as diz.

Neste sentido:
"Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo." Pv. 25:11

[terminei em 24/10/2009]

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Dom Casmurro

Dom Casmurro
Machado de Assis (1899)
Nova Aguilar (Obras Completas) - 188 pág.

Por mais incrível que pareça, eu, até então, não tinha lido Dom Casmurro, embora seja o mais famoso romance de Machado de Assis, maior escritor do nosso Brasil.
Já tinha lido inúmeros contos, especialidade em que ele demonstrava sempre sua maestria, com a capacidade de escrever, descrever, envolver, emocionar, fazer rir, com quase nada de história. 

O romance segue a mesma linha.  Muito humor, desde o início, em que o narrador se descreve como casmurro, só que sutil, a suscitar sorrisos, nunca gargalhadas, e a história segue sem sobressaltos nem reviravoltas.  Tudo arrematado por um final enigmático, ou melhor, oblíquo e dissimulado, como os olhos de Capitu, em que o leitor fica suspenso no ar. 

Isso, sem falar no português.  Cada capítulo é uma aula.
Sobre a trama, se falar muito estraga, mas trata de assunto simples, a vida de Bentinho, um homem comum, que, já velho, nos conta sobre sua infância na casa da mãe viúva, seu o amor de menino pela vizinha Capitu, o primeiro beijo, a amizade com Escobar, amigo do seminário de onde queria sair, por amor a Capitu...
Leia.  A fama testemunha da qualidade da obra.

[terminei em 16/11/2009]

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Zazie no metrô

Zazie dans le métro
Raymond Queneau (1959)
Folio (189 pág.)

Este livro é considerado um clássico da literatura francesa, mas me desculpem os fãs, eu não gostei.
Mulher que quer encontrar seu amante, envia a filha para passar um dia com o tio.  Este, enorme e muito forte, trabalha fazendo show de "strep-tease" como "drag queen"...  A menina é completamente desbocada e sem medidas.  Seu desejo era passear de metrô, mas os funcionários estão em greve.  

Há obras que se tornam perenes e outras que marcam uma época.
Esta está "datada", ou seja, dá para entender porque fez furor, já que o autor utilizou uma forma de escrever nada tradicional, com muitos palavrões, além da grafia das palavras segundo o som de sua pronúncia ( o que Mário de Andrade já havia feito aqui, nos anos 20/30) e tratou de assuntos picantes. Mas o livro hoje, desnudado da polêmica, revela a fragilidade da história.


[terminei em 04/11/2009]

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

O Avarento

L'Avare 
Molière (1668)
ebook (+/- 125 pág.)

Acho que é a peça mais conhecida de Molière.
O homem rico, que se veste mal, mora mal, come mal e desconfia de todos, até de sua sombra, em decorrência de sua avareza.
Como é uma comédia, obviamente ele é obrigado a gastar o seu rico dinheirinho...

Se é boa? Claro que sim, muito! Pode ler, sem medo.
(Infelizmente nunca fui assistir Jorge Dória no papel principal, todos que o viram disseram que estava magnífico.)  

[terminei em 09/08/2008]

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Os Reis Mauditos - vol.4 - A Lei dos Varões

Os Reis Mauditos (Les Rois Maudits)
Vol. 4 - A Lei dos Varões
Maurice Druon (1965)
Trad. Flávia Nascimento
Bertrand Brasil (263 pág.)

Bom, nos últimos capítulos... O rei Felipe IV perseguiu os templários, o Grão Mestre o amaldiçoou, as mulheres de dois de seus filhos os traíram, com o apoio da mulher do terceiro, foram condenadas, o rei morreu, o filho mais velho subiu ao trono (Luís X), a primeira esposa foi "encontrada morta", ele casou de novo e morreu, deixando a nova mulher grávida.  O segundo filho, também Felipe assumiu como regente. (ufa!)
Só que o bebê morre com pouco mais de um ano.
Para evitar que a primeira filha de Luís X, do casamento com Margarida de Borgonha, sobre a qual pesava a suspeita de ser bastarda, filha do amante executado, suba ao trono, o regente lança mão de um costume antigo e o transforma em lei, fazendo com que o trono somente seja transmitido entre os homens.  Esta atitude veio, mais tarde a trazer grandes implicações ao reino, seja pelo fim da dinastia dos Capetos diretos, seja por estabelecer os fundamentos da Guerra dos Cem Anos.
Mas, naquele momento, fez o regente tornar-se rei, como Felipe V.

Ver também os volumes: 1, 2, 3, 5, 6, 7 
[terminei em 30/11/2008]

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

O código do vestir

O código do vestir
Toby Fischer-Mirkin (1995)
Rocco (241 pág.)

Não. Definitivamente não. Não perca tempo nem dinheiro.
A contracapa sugere se tratar de um estudo sobre o significado das roupas, mas... se limita a classificar as pessoas em tais ou quais padrões de uma forma quase idiotizada.
Pretensioso demais, ficou a léguas de distância do objetivo.  Se fosse colorido, virava confete, mas nem isso.

[terminei em 03/12/2008]

domingo, 15 de novembro de 2009

Prateleira cheia....

A prateleira continua a encher...
Últimas aquisições:
A dama do cachorrinho - Tchékhov








Baby Boum! - Wendy Holden

 


À Sombra do vulcão - Malcolm Lowry






O Quarto do Barba-Azul - Ângela Carter





História do Vestuário - Carl Köhler






O segredo de Luísa - Fernando Dolabela





No Teu Deserto - Miguel Sousa Tavares






Contos russos - org. Rubem Braga







Viúva por um ano - John Irving

sábado, 14 de novembro de 2009

Parta logo e volte tarde

Pars vite et reviens tard
Fred Vargas (2001)
J'ai Lu (347 pág.)

Policial.
Assassino decide matar e, ao mesmo tempo, reacender o medo da "Peste Negra", pixando as paredes com um símbolo medieval e espalhando as pulgas dos ratos que ele cria em gaiolas.
Uma gracinha de pessoa, não?
Novamente o Comissário Adamsberg soluciona a questão, mas complica sua vida amorosa com Camille.
Bom. Vai bem até o fim.
[terminei em 23/02/2008]

Na sala com Danuza

Na sala com Danuza
Danuza Leão (1992)
Siciliano (215 pág.)

Livro de etiqueta em geral. Muito bem escrito, ela tem um estilo leve e objetivo, de quem escreve há muito tempo para jornais. Além da enorme experiência com viagens e gente de todo o mundo. 

Amei de paixão a parte sobre as secretárias.
"Você é o patrão. Então proíba sua secretária de dizer, ao telefone:
. quem deseja?
. quem gostaria?
. de chamar as pessoas de 'meu bem', 'meu amor'.
. de perguntar: 'Danuza Leão, de onde?'  Ora, de onde, De minha casa."


Pena que o livro foi escrito antes da onda de telemarketing:
"Bom dia! A senhora Fulana de Souza e Silva?"  Quem mais liga para a casa dos outros com nome e sobrenome completo?
"Estamos convidando a Sra. para um evento..." O evento era o funcionário que iria passar no bairro arrecadando dinheiro para uma instituição que a gente nem sabe se existe.

Aliás, será que alguma empresa tem lucro com esse tipo de propaganda?
Porque eu passo a ter horror a todas as que mandam ligar para minha casa, inúmeras vezes (Santander, American Express, Editora Abril, NET, etc.). Me tirar do banho para atender uma oferta de assinatura de revista, me poupe! 
Se eu já disse que não quero o cartão de crédito, a TV a cabo, porque ligam novamente na semana seguinte? Quero dizer, no DIA seguinte? Só para gastar telefone?

Voltando ao livro, ele é divertido, Danuza sempre tem comentários muito espirituosos. Vale a pena.
[terminei em 1993]

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Os Reis Mauditos - vol.3 - Os Venenos da Coroa

Les Rois Maudits (Les Rois Maudits)
Vol.3 - Os Venenos da Coroa

Maurice Druon (1965)
Trad. Flávia Nascimento
Bertrand Brasil (220 pág.)

Continuando a história, com a rainha Blanche morta, o rei Luís X pode se casar novamente, desta vez com Clemência da Hungria.
Só que a maldição atinge também este rei que morre antes de ver nascer seu filho.

Ver também os volumes: 1, 2, 4, 5, 6, 7

[terminei em 21/11/2008]

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Novos contos para Ninon

Nouveaux contes à Ninon
Zola (1874)
ebook (218 pág.)

Contos.
Alguns razoáveis e outros muito bons, todos imbuídos de uma profunda crítica social. O mais conhecido é "O paraíso dos gatos", mas o meu preferido é "Os ombros da marquesa".

Um trecho da "marquesa" (em tradução livre):
" A marquesa dorme em seu grande leito, sob as largas cortinas de cetim amarelo. Ao meio-dia, ouvindo o claro timbre do relógio de pêndulo, ela se decide a abrir os olhos.
O quarto está aquecido. Os tapetes e os revestimentos das portas e das janelas fazem dele um ninho macio, onde o frio não entra. O calor e perfumes passeiam pelo cômodo. Ali reina uma eterna primavera.
E, desde que está bem acordada, a marquesa parece ser tomada por uma súbita ansiedade. Ela afasta as cobertas e toca a campainha para chamar Julie.
– Madame chamou?
– Diga-me, já degelou?

Oh! boa marquesa! Como ela formulou esta pergunta com uma voz emocionada! Seu primeiro pensamento é para este frio terrível, este vento do norte que ela não sente, mas que deve soprar tão cruelmente nas cabanas dos pobres. E ela pergunta se o céu foi bom, se ela pode estar aquecida sem remorsos, sem sonhar a todos aqueles que se gelam.
– Já degelou, Julie?
A camareira lhe oferece o peignoir da manhã, que ela acaba de aquecer diante de uma grande lareira.
– Oh! não, madame, ainda não degelou. Ao contrário, neva mais forte.... Acabam de encontrar um homem morto de frio dentro de um ônibus.
A marquesa é tomada de uma alegria de criança; ela bate as mãos, uma contra a outra, gritando:
– Ah! melhor assim! eu irei patinar esta tarde.
(...)
"

Precisa mais?
[terminei em 15/07/2008]

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

O Brasil tem Estilo?

O Brasil tem Estilo?
Ruth Joffily (1999)
Senac (70 pág.)

A autora traça um panorama geral sobre a moda no Brasil.
O texto, no entanto, é bem resumido, já que o livro é mínimo, e o espaço ainda é dividido com fotos e imagens, mas acho que era este o objetivo, criar um texto que introduzisse o assunto e instigasse o leitor a procurar por mais informação.

[terminei em 04/10/2008]

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Os Reis Mauditos - vol.2 - A rainha estrangulada

Os Reis Mauditos (Les Rois Maudits)
Vol.2 - A Rainha Estrangulada
Maurice Druon (1965)
Bertrand Brasil (212 pág.)

Após a maldição lançada sobre a casa real, o primeiro volume narrou o escândalo da Torre de Nesle e a morte de Felipe IV.
Assume o trono, então, seu filho mais velho, Luís X, de personalidade bastante diferente da de seu pai, que divide as atenções do trono com as preocupações com seu casamento que quer ver anulado, já que sua esposa foi condenada por traição e encontrava-se presa em uma torre.

Ver também os volumes: 1, 3, 4, 5, 6, 7
[terminei em 19/11/2008]

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Os Reis Mauditos - vol.1 - O rei de ferro

Les Rois Maudits 
vol.1 - Le roi de fer.
Maurice Druon (1965)
Le Livre de Poche (316 pág.)
ou
Bertrand Brasil (266 pág. - trad. Flávia Nascimento)

Romance histórico.
Primeiro volume de uma série de 7, que fez e ainda faz muito sucesso, tanto que foi reeditada aqui recentemente, acho que pela 3ª vez.
A história se passa na Idade Média e começa com Felipe IV, o Belo, também conhecido como o Rei de Ferro.
Felipe, por inúmeros motivos, se volta contra a ordem dos templários que, após longos processos, é extinta, sendo seus bens e propriedades transferidos para o Estado, para a Igreja, além dos itens que foram pilhados por inúmeros nobres e funcionários.
O ponto alto da questão é a maldição pronunciada pelo Grão Mestre da Ordem, Jacques de Mollay, no momento de sua execução em uma fogueira, que atingiria os descendentes da coroa até sua 13ª geração.

Druon não faz um livro de história, mas um romance que, por sinal, é muito bom.
Este volume eu tive a oportunidade de ler tanto em português quanto em francês e atesto a qualidade da tradução brasileira, que não fica nada a dever à versão original. 
Super recomendado.

Continua nos volumes 2, 3, 4, 5, 6, 7

[terminei em 06/01/2005 (pt) e  08/11/2008 (fr)]

domingo, 8 de novembro de 2009

A cor azul

La Couleur Bleue
Jörg Kastner (2007)
Points (518 pág.)

Romance policial ambientado na Holanda do tempo de Rembrant, que saiu no rastro da "Moça com brinco de pérola", ou seja, ficção criada a partir de personagens históricos, no caso, o célebre pintor Rembrant.

Jovem pintor, estudante, que trabalhara na cadeia, é aceito como aprendiz na casa de Rembrant, enquanto investiga a morte de seu antigo companheiro de trabalho.  Daí começam a surgir outras mortes, todas envolvendo a cor azul...
Legalzinho, mas só.
[terminei em 28/05/2008]

sábado, 7 de novembro de 2009

O perfume da dama em negro

Le parfum de la dame en noir 
Gaston Leroux (1908)
ebook (+/- 286 pág.)

Continuação do "Mistério do quarto amarelo".
Não é tão bom quanto o primeiro, mas desvenda as suspeitas que são levantadas naquele, ou seja, depois que a gente termina um, tem de ler o outro.

[terminei em 22/07/2008]

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Inventando Moda

Inventando Moda 
Doris Treptow (2003)
Edição particular (www.inventandomoda.com.br) (209 pág.)

Livro dirigido aos cursos de moda, mostrando como é feito o planejamento de uma coleção.
Muito interessante, extremamente didático. 
Quem se interessa por moda deve comprar e ler, com certeza vai gostar.

É curioso saber que as cores a serem produzidas pelas indústrias têxteis são determinadas por grupos que controlam o mercado mundial com pelo menos 2 anos de antecedência.  E a gente ainda acha que é livre e escolhe a roupa que veste...

[terminei em 21/09/2008]

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Gramática francesa e impertinente

Grammaire française et impertinente
Jean-Louis Fournier (2004)
Le Livre de Poche (187 pág.)

Resumo das principais questões gramaticais da língua francesa.
A diferença está nos exemplos, recheados de humor (muitas vezes negro).
Podia ter ficado sem ler.
[terminei em 21/02/2008]

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

O homem dos círculos azuis

L'Homme aux cercles bleus
Fred Vargas (1996)
J'ai Lu (220 pág.)

Policial.
Esse já foi traduzido para o português.  Inclusive, conheci a autora por causa de um artigo que saiu nos jornais na época do lançamento aqui.
Novamente o Comissário Adamberg, investigando múltiplos assassinatos, sendo que todas as vítimas são encontradas na rua, dentro de círculos de giz azul  juntamente com um objeto, uma tampinha de garrafa, uma vela, uma pinça, etc.
É bom, prende até o fim.
Como todos os personagens da autora, impossível não criar uma ligação especial com Adamsberg.  Nessa história, encontramos a mãe de Camille, sua amada.
[terminei em 03/02/2008]

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Contador de visitas

Não, este "post" não fará referência a nenhum livro, é só um comentário.

Por mais que a gente esteja acostumada com a Internet (no meu caso, já são 13 anos de conexão), sempre tem algumas surpresas.
Recentemente, depois de algumas tentativas frustradas, consegui colocar um contador de visitas no Blog, gentilmente cedido pelo Sitemeter (lá em baixo, à esquerda).

E, analisando as estatísticas, não é que me deparei com uma visita de uma pessoa de Aveiro-Portugal?
Você pode bem dizer:  E daí?

É que sou sentimental... e Aveiro é a cidade onde nasceu meu pai, de onde ele veio, ainda pequenino, para o Rio de Janeiro.  Uma partezinha de mim veio de lá.  Eu não conheço a cidade (que dizem que é linda), nunca tive a oportunidade de ir a Portugal (embora deseje muito), mas fiquei muito feliz com uma estatística!  Veja só você.
Amanhã prometo que volto aos livros.

(a foto, de Aveiro, é claro, veio do blog http://luminescencias.blogspot.com/)

A gente esvazia a prateleira por um lado...

A gente esvazia a prateleira por um lado...   mas enche de novo do outro.
Novas aquisições, que vão direto para a lista de espera:

Admirável mundo novo  de Aldous Huxley

e

Crônica de uma morte anunciada
de Gabriel Garcia Márquez

Vocabulaire expliqué du français

Vocabulaire expliqué du français (+ livre d'exercices)
Reine Mimran/Nicole Larger (2004)
Nathan (288 pág.)

Este livro apresenta o vocabulário de uma forma mais, digamos, gramatical.  Prefixos, sufixos, sinônimos, antônimos, onomatopéias, etc.
Um tanto diferente do Vocabulaire Progressif du Français, que era mais simples, mas também mais didático, organizado por assuntos.

Mas não tem jeito, quer aprender uma outra língua?  Não há fórmula mágica, é preciso estudar, estudar, estudar.  Manter um contato diário com o novo idioma pelo maior tempo possível.
 Então vamos aos exercícios... muitos!

[terminei em 07/07/2007]

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Astérix et a volta às aulas dos Gauleses

Astérix et la rentrée gauloise
R. Goscinny/A.Uderzo (2003)
Éditions Albert René (56 pág.)

Pequenas histórias feitas originalmente para revistas e jornais, revistas e reeditadas.
Um presentão para quem gosta dos pequenos gauleses e morre de saudade deles desde a morte do escritor René Goscinny.
Parece que está para sair um álbum novo, desenhado agora, sobre uma história antiga.  Enquanto a gente espera, que tal reler a série toda?

[terminei em 31/06/2007]

domingo, 1 de novembro de 2009

Conversations - Pratiques de l'oral

Conversations - pratiques de l'oral
Cidalia Martins /Jean-Jacques Mabilat (2003)
Didier (199 pág.)

Pequeno guia de frases comuns separadas por assuntos como "Primeiros contatos", "Exprimir sua vontade", "Conflitos", "Dar sua opinião".
Para cada assunto, um diálogo gravado (o livro é acompanhado de um CD), outros diálogos (não gravados) e expressões alternativas para cada situação.
Para quem estuda francês, somente e, talvez, nem assim.
[terminei em 17/06/2007]