sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Faça seus próprios moldes

Make your Own Dress Patterns
Adele P. Margolis (1985/2006)
Dover (464 pág.)
(em inglês)

Moda.

Excelente livro!

O visual é antiguinho... todo com desenhos lembrando os anos 80, mas o conteúdo é ótimo, objetivo, claro e completo.




















A autora, já falecida, se propôs a mostrar como fazer moldes de roupas femininas, em inúmeras variações, com muitos detalhes.












O trabalho se destina a quem já sabe fazer o básico, a autora  começa a partir dos moldes básicos prontos e vai ensinando como transformá-los nos modelos apresentados.
 




Livro que se guarda com muito carinho, não se empresta para ninguém, e que serve de referência e inspiração permanentes.



Imprescindível.

Uma das melhores compras que fiz nessa área.

Recomendadíssimo.





[terminei em 21/07/2013]

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Livros e arte - 50

Antonia Franck
????

Infelizmente a imagem está na internet sem informações sobre a artista além do nome que, inclusive, nem sei se está correto.  Mas o desenho é lindo.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Nos Bosques Eternos

Dans les Bois Étérnels
Fred Vargas (2006)
J'ai Lu (477 pág.)
(em francês)

Suspense. Policial.

Mais um da Fred Vargas.

Esse é ambientado no Canada. Adamsberg e sua equipe viajam para participar de um treinamento de técnicas de investigação, tipo CSI...

Lá, entretanto, ele fica sabendo que Camille teve um bebê, inicia um relacionamento com uma moça que conhece em um passeio pelo bosque e se vê envolvido em um assassinato, só que, desta vez, como o principal suspeito....

O título faz um trocadilho, vez que a palavra "Bois" pode significar "bosque" e, também, a "galhada" dos cervos que são mortos no livro, trocadilho que se perde na tradução, por ser impossível repeti-lo em português.

Aliás, ainda não sei se este já foi lançado no Brasil, já que não consta do catálogo da Companhia das Letras que costuma editar a autora por aqui.

 O livro sofreu muitas críticas dos canadenses, que o acharam equivocado quanto aos comentários de hábitos e sotaques.

Para mim, que não seria capaz de diferenciar os sotaques, não fez diferença.  A trama não é das melhores dela, mas, ainda assim, como sempre, me prendeu e divertiu.

E o próximo já foi comprado e está na estante aguardando seu momento...
[terminei em 19/07/2013]

sábado, 25 de janeiro de 2014

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

O livro de mão das técnicas de costura

The Dressmaker's Handbook of Couture Sewing Techniques
Lynda Maynard (2010)
Interweave (156 pág.)
(em inglês)

Costura.

O título deste livro engana o comprador.  Em inglês, "Couture" se refere ao que chamamos, em português de "Alta Costura", enquanto que a costura comum é "sewing".

Só que as técnicas ensinadas neste livro não têm nada de alta costura.

A edição do livro é até interessante, cada assunto tratado vem com muitas fotos, grandes, que ajudam a compreender a técnica aplicada, mas os exemplos são fracos, não têm nada de muito complicado.

O papel é de otima qualidade, mas ninguém compra livro pelo papel, mas pelo seu conteúdo.

Lamentável.

Não cheguei a perder totalmente meu tempo ao ler, mas, obviamente, não recomendo. De forma alguma!

[terminei em 05/07/2013]

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Livros e arte - 49

Olga Alimpieva
(o nome é uma transliteração do russo, 
então não tenho certeza se é Alimpieva ou Alympieva ou, ainda, Alimpievna...)

Uma gentil leitora postou um comentário desejando que voltasse a postar imagens com livros e foi aí que notei que passei quase todo o ano de 2013 sem elas...  que retornam agora!

domingo, 19 de janeiro de 2014

Esse é meu tipo

Esse é Meu Tipo
Simon Garfield (2010)
Trad. Cid Knipel (2012)
Zahar (348 pág.)

Técnico.

Há muitos anos atrás li o excelente livro "Design para quem é designer"  de Robin Williams (não, não é o ator, mas uma mulher...),  obra prática e objetiva sobre elementos básicos de configuração e arrumação de textos, que indico para todos os que trabalhem com computadores e textos, ou seja, todo mundo nos dias de hoje.

Quando vi uma propaganda sobre este livro, pensei que fosse  algo semelhante, mas não.

É um livro sobre a história dos tipos (ou fontes), e como eles, desde Guttemberg, foram sendo formados e sua utilização no mundo digital.

Acabou sendo uma grata surpresa, pois é bem curioso.  O autor conhece profundamente o assunto e escreve bem, de forma agradável.  A tradução também é irrepreensível. 
 
Só que não é de interesse geral, sendo indicado para designers,  povo da informática e os verdadeiramente curiosos por assuntos diversos.
Eu me encaixei nas duas últimas categorias...

[terminei em 28/06/2013]

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Um Guia para a Costura de Moda

A Guide to Fashion Sewing
Connie Amaden-Crawford (19??)
Fairchild Books (376 pág.)
(em inglês)

Costura.

Manual de costura, muito bem ilustrado com desenhos do passo-a-passo e vem acompanhado de CD com vários arquivos e pequenos vídeos.


Inicia com aquela parte obrigatória dos livros americanos sobre materiais, tipos de tecidos, como dispor os moldes sobre o pano, pontos à mão, etc., que se repete tanto em todos os livros que já não aguento mais....
 
Começa mesmo na página 82, com uma orientação sobre a ordem de costura das partes de uma roupa e, em seguida, detalha em cada capítulo:
 pences, pregas, costura em viés, malhas, ziperes, bolsos,  mangas e punhos, golas, decotes, acabamentos, forros, peças de alfaiataria, cinturas, bainhas e fechamentos.


Me lembrou o excelente Professional Sewing Techniques for Designer's de Julie Cole e Sharon Czachor.

Esse é um pouco mais direcionado para iniciantes, as ilustrações estão mais organizadas, mas, ao mesmo tempo, menos abrangente.
Por pouco eles não se igualam, mas continuo preferindo aquele.   Mas, na impossibilidade de encontrar aquele, vale a pena comprar esse. 

Também recomendado. 

[terminei em 26/06/2013]