Simon Henry (2008)
GMC (171 pág.)
Excelente livro!
O autor, inglês, aconselha que o leitor leia o livro todo para, depois, começar a colocar em prática as lições.
Foi o que fiz. Acabei o livro e depois partirei para o ataque.
Bem, o livro se propõe a fazer com que uma pessoa que nunca costurou nada faça um vestido.
Esta proposta vem enfeitada com todo um elogio ao vestido preto básico, mas o conteúdo do livro mesmo é: como fazer um vestido, que pode ser de qualquer cor.
Ele começa ensinando o básico da costura. Como fazer uma costura reta, como manter a distância da borda, como fazer costura curva (na borda ou na emenda) como fazer bainha, como fazer e costurar um viés, como pregar um zíper invisível.
Ou seja, o básico que serve para a maior parte das coisas.
Em seguida, ele apresenta uma forma de obter o molde básico para uma pessoa, modelando-o diretamente no corpo. O único problema aqui é que o aprendiz precisa da ajuda de outra pessoa. Fica realmente impossível modelar um tecido nas costas! Simon aconselha que o aprendizado seja feito por duas pessoas em conjunto. (isso é um problema, um grande problema...)
O método dele para o desenho da manga é incrível. Já vi muitas teorias sobre mangas, mas esta forma foi, de longe, a mais prática.
Além de as instruções serem muito detalhadas, didaticamente, ainda são fartamente acompanhadas de ilustrações, praticamente uma foto para cada etapa.
Passado o molde básico, chegamos a três vestidos: um tubinho, um vestido envelope e um tomara-que-caia. De quebra, ainda vem uma jaqueta sem gola e um "chapéu".
Como todo livro tem um ponto fraco, este também tem o seu: o chapéu, realmente dispensável, que não é aquele mostrado na capa, não, é um frufru esquisito colado em cima de um arco de cabelo...
Ah! tem um outro porém. O livro ainda não foi traduzido para o português. É preciso saber ao menos um pouco de inglês. (Não muito, porque eu consegui ler e entender tudo...)
Mas o livro é muito bom, recomendadíssimo.
[terminei em 02/01/2011]
Tenho esse livro e recomendo!! É óptimo para quem se inicia na costura pois cobre todos os passos importantes e ainda é um excelente guia para o desenho de moldes e confecção de vestidos de uma forma bastante acessível, trabalhando na motivação e auto-satisfação da leitora.
ResponderExcluirMíriam, pegue uma amiga à força (ou no "engano", por exemplo convide para beber um chá, rsrsrs) e comece já a trabalhar nesse vestido!
Sim, sim, sim...
ResponderExcluirele será posto à prova, já, já.
Beijocas, Tany!