Charles Duhigg (2012)
Objetiva - 298 pág.
Neurociência para leigos.
Surpreendentemente, o autor não é um cientista, mas um jornalista do New York Times que, durante a Guerra do Iraque, teve contato com um treinamento que era dado aos soldados com o intuito de transformar os comandos em rotinas naturais, ou seja, hábitos.
Conseqüentemente, por ser escrito por um jornalista, o texto é acessível, fluido, agradável mesmo, e é dividido em três partes:
1- Como os hábitos surgem, como formar novos hábitos e mudar os antigos.
2 - Os hábitos de empresas (é, empresas têm hábitos..)
3 - Os hábitos de sociedades.
Tudo vem acompanhado de exemplos, alguns curiosos, outros (a maior parte) dramáticos.
Sem querer estragar a surpresa do livro (quem já passou por aqui sabe que evito sempre contar qualquer coisa que atrapalhe a leitura alheia...), os cientistas perceberam que os nossos cérebros separam as atividades por áreas.
A partes mais externas se ocupam dos pensamentos mais complexos. As novidades, as descobertas, as coisas recentemente apreendidas provocam atividade dessas áreas mais externas.
Em contrapartida, quanto mais automática e básica a atividade, a atividade cerebral diminui e se localiza mais na parte interna. Respirar, engolir, reações instintivas de proteção... estão lá, nos gânglios basais.
Assim, um comportamento, feito pela primeira vez, vai causar muita atividade cerebral.
Só que o cérebro é um órgão complexo e nosso corpo faz o possível para economizar energia, daí que, a cada repetição de uma atividade, ela vai sendo codificada de forma a diminuir o trabalho cerebral, até que fique automatizada: O hábito.
Segundo o autor, o hábito se compõe de três estágios: a deixa, a rotina e a recompensa.
Para mudá-lo, em primeiro lugar, deve-se analisar qual condição (normalmente uma emoção) o provoca, ou seja é a deixa para aquele comportamento.
A partir desse conhecimento, a pessoa deve procurar modificar a parte do hábito que está incomodando, achando um substituto para a recompensa ou para a rotina....
O autor também revela como empresas utilizam esse mecanismo do hábito para criar hábitos nos consumidores e fazer com que deixas simples levem as pessoas a usar seus produtos.
Leia o livro. São 298 páginas que eu não teria como resumir tanto para que você entendesse tudo aqui.
Para mim, só falta colocá-lo em prática para mudar vários hábitos que me incomodam....
[terminei em 11/11/2012]
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