terça-feira, 23 de abril de 2013

Lendas de Outono

Légendes d'Automne (Legends of the Fall)
Jim Harrison (1978)
trad. para o francês de Serge Lentz
10/18 (287 pág.)

O livro reúne três histórias, grandes para serem contos, mas curtas para serem romances... Uma vingança, O homem que abandonou seu nome e a que dá nome ao livro, Lendas de outono.

Uma vingança - Um homem (Diller) espancado é deixado à beira da morte em um deserto no México. É encontrado por um índio e levado para uma missão. Lá, ele começa a planejar a vingança contra aqueles que fizeram isso com ele.

A história vai bem, desperta o interesse, mas o final é frágil, decepciona.


O homem que abandonou seu nome - Homem de cerca de quarenta anos, com sucesso no trabalho, rico, se divorcia de sua mulher e passa por mudança interna.

Esse prende, tem umas circunstâncias interessantes no meio, mas o final é previsível, do homem que abandona tudo e vai viver em um pequeno vilarejo à beira do mar. O título não se revela corretamente, já que ele abandona sua vida, mas não o nome.... 

Lendas de outono - O romance que dá nome ao livro e que, realmente, é indiscutivelmente superior aos anteriores.
O personagem principal é Tristan, filho do meio, entre dois irmãos, filhos de Ludlow, um ex-coronel de engenharia dos Estados Unidos que, por discordar da política em relação aos índios, se afastou em uma fazenda em Montana, e de Isabel, que não concorda com aquela vida rústica e com os invernos rigorosos da fazenda e passa a metade de seu tempo em Boston.
Isabel leva uma moça Susana, pensando que ela se daria bem com o filho mais velho, Alfred, mas ela fica noiva mesmo é de Tristan, que  é meio selvagem, tendo grande ligação com um velho índio que mora na fazenda.
A história começa com os três filhos viajando para lutar na Grande Guerra (1ª Guerra Mundial).


Virou filme, estrelado por Brad Pitt, que no Brasil recebeu o nome de "Lendas da Paixão" e que apresenta uma história muito, mas muito mesmo, modificada.
Eu sei que as linguagens são diferentes, há dificuldades para transpor algumas coisas do livro para o filme, mas há coisas que não precisavam ser mudadas e o foram para pior.
No livro, Susana não é órfã, não era noiva de Samuel, se casa com Tristan, casamento que é posteriormente anulado, quando este a abandona... ela não se mata...

Realmente é uma pena, porque a história que está no livro é  melhor do que a mostrada no filme.
 
Em português, a terceira história foi editada sozinha, em um livro curto.

Jim Harrison é comparado com Ernest Hemingway, mas não acho justa tal comparação.  Hemingway é superior.





[terminei em 14/04/2013]

Um comentário:

  1. Eu gostei do Lendas do Outono, que li nessa edição da Editora 34. Tinha visto o filme na década de 90, e tinha gostado também, mas curti a narração do autor, foi uma boa leitura. Vou fazer a resenha dele nesse domingo para o Desafio! =)

    ResponderExcluir

Comente, comente....
(este blog tem moderação, mas faço o possível para não demorar muito para aprovar os comentários)
Espero que tenha gostado.
Volte sempre!