terça-feira, 10 de abril de 2012

Gatos e Homens

Des Chats et des Hommes
Patricia Highsmith (1966, 1975 e 1979)
trad. para o francês de Ronald Blunden (2007)
Le Livre de Poche (122 pág.)

Suspense.

Essa é uma pequena coletânea de três contos que, originalmente, haviam sido publicados em outros livros. 
O motivo da união é que as três histórias envolvem gatos, uma delas, inclusive, é narrada por um deles.
Para completar, ainda acrescentaram 3 poesias (embora poesia não seja o forte dela) e um texto que explica o amor da autora pelos gatos.

Un truc rapporté par le chat ("Something the cat dragged in") - A tradução em português seria "Algo que o gato trouxe".
Em uma casa de campo na inglaterra, um casal e alguns amigos passam o tempo jogando, enquanto esperam pelo chá.  De repente, notam que o gato trouxe algo para casa (os gatos têm essa mania, de trazer as presas para os donos verem...).  E o que seria?  Dois dedos de um homem....


Une maîtresse pour deux ("Ming's Biggest Prey") - Aqui os títulos divergem. O original era "A maior presa de Ming" e em francês eles fizeram um trocadilho com a palavra maîtresse que, em português quer dizer, ao mesmo tempo, amante e dona.
É o Ming que narra a história, falando de sua dona, uma mulher rica que tem um amante vagabundo que, às costas da mulher, rouba as suas jóias e maltrata o gato.  E eles se enfrentam...

Le nichoir était vide ("The Empty Birdhouse") - "A casa de passarinhos vazia". Esse é mais de terror. Uma mulher vê um animal dentro de uma casinha de madeira para passarinhos que estava pendurada na parede da varanda. O animal foge sem que ela pudesse distinguir que animal era.  Para se livrar dele, então, pegam emprestado uma gata.

A autora escreve bem, mas nenhuma das três histórias me empolgou realmente.  A primeira começa muito bem, mas tem um final meio assim-assim, a terceira, como já disse, é mais de terror e acho que a segunda é a melhor.

Mas me deu vontade de conhecer mais da obra dela.

[terminei em 01/03/2012]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, comente....
(este blog tem moderação, mas faço o possível para não demorar muito para aprovar os comentários)
Espero que tenha gostado.
Volte sempre!