segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

A Abadia de Northanger

A Abadia de Northanger (Northanger Abbey)
Jane Austen (1818)
L&PM (268 pág.)

Romance, com um leve toque de humor.

Uma jovem, Catherine Morland, vai com uns vizinhos passar uma temporada em Bath, uma cidade de veraneio e, lá conhece muitas pessoas.

Uma delas, Isabella Thorpe, a namorada de seu irmão, a apresenta aos romances góticos, muito em moda na época de Jane Austen, em que as heroínas passam por castelos, abadias, sempre vivendo dramas envolvendo suspenses e terrores.  Conseqüentemente, conhece também John Thorpe, irmão de Isabella, que passa a cortejá-la, embora de uma forma um tanto narcisística, ou seja, apregoando, o tempo todo de suas posses e de suas qualidades pessoais.

Por outro lado, ela também estabelece amizade com os irmãos Eleanor e Henry Tilney.
Catherine fica, assim, dividida entre os dois grupos, até que os Tilney a convidam para passar uns dias em sua casa: "A Abadia de Northanger".

Catherine, se imaginando já em um dos cenários das histórias dos livros que vinha lendo, aceita de plano...

Não conto mais, para não estragar a história.


Apesar de só ter sido editado após a morte de Jane Austen, parece que este livro foi o primeiro a ser escrito por ela.

Como em Orgulho e Preconceito, a autora desenvolve a narrativa sobre os perigos de se julgar as pessoas pela aparência, tendo em vista a dificuldade de se conhecer, realmente, as pessoas,  e as conseqüências que os enganos de julgamento podem ter nas relações humanas.

Ao mesmo tempo, é um livro sobre livros, sobre a influência que os livros podem exercer sobre a imaginação dos jovens e, por extensão, dos leitores em geral.

Gostei muito e  recomendo.

Aliás, a edição da L&PM, com essa capa linda, é um deleite adicional.

Há um filme, inspirado no livro, que é bem fiel à trama, embora perca bastante do movimento, dos sentimentos. Afinal, para sintetizar toda uma história em apenas duas horas,  é preciso deixar muitas coisas de lado.

Eu imaginava os personagens de forma diferente dos atores escolhidos, mas o elenco está todo muito bem.
O filme está disponível no YouTube, em 7 capítulos.  As legendas têm pequenos problemas, de tradução e de português, mas são poucos.  Realmente vale a pena.

Eis a primeira parte:



[terminei em 13/10/2012]

3 comentários:

  1. Esse foi um dos primeiros livros que li da Jane Austen, na época eu tinha apenas 17 anos, gostei muito, mas na minha opinião não é o melhor livros da autora. Eu a aconselho ler Mansfield Park, da própria autora.

    ResponderExcluir
  2. Natalie,
    Estou esperando a edição da L&PM para comprar. Parece que sai este ano. Gostei muito das capas. Pena que já tinha Razão e Sensibilidade da Martin Claret... A capa é bem feinha...

    ResponderExcluir
  3. Tenho muita vontade de ler esse livro, será o próximo Jane Austen que comprarei. Todos dizem que é o livro mais engraçado dela.

    ResponderExcluir

Comente, comente....
(este blog tem moderação, mas faço o possível para não demorar muito para aprovar os comentários)
Espero que tenha gostado.
Volte sempre!