segunda-feira, 11 de março de 2013

Vestindo uma época

En Habillant l'Époque
Paul Poiret (1930)
Grasset (240 pág.)

Memórias.

Paul Poiret foi um estilista francês que ditou a maneira das mulheres se vestirem na década de 1910 e influenciou as décadas seguintes.

Ele mudou a silhueta feminina, afastando o uso do espartilho ou, pelo menos, reduzindo os exageros que faziam mulheres desmaiar por falta de ar, causavam problemas na postura, impediam mulheres e, até homens, de sentar em público, etc.

Poiret e Josephine Baker
em uma festa a fantasia.


A verdade é que o espartilho continuou a existir, mesmo nos anos 20, só que de forma a achatar os seios...   Mas ele deu o tiro mortal, isso é verdade e o espartilho foi desaparecendo.

Suas roupas foram muito influenciadas pela estética russa.

O livro é muito interessante porque mostra não somente as questões de moda, mas um belo retrato da sociedade européia da época.   Isadora Duncan, Rotshchild, Josephine Baker, Payot,  e muitos outros nomes são citados.
Denise Poiret



Poiret utilizava sua mulher, Denise, como modelo vivo de suas criações (Na foto ao lado me chama a atenção a marca do bronzeado e a transparência da roupa).



Também foi responsável pela realização de festas memoráveis em Paris, em particular a "La Mille et deuxième nuit" onde todos os convidados tinham de estar a caráter, com trajes orientais e, aqueles que chegavam sem fantasia, encontravam várias à disposição.
A descrição da festa é realmente inacreditável.

A 1002ª noite...

Fez muito sucesso e ganhou muito dinheiro e sua liberalidade no gastar não teria sido um problema tão grande se a Grande Guerra de 1914 não houvesse ocorrido, quando foi obrigado a se afastar de seu negócio para atender à convocação, sendo, por óbvio, mal aproveitado.  Os militares não entendiam como ele era costureiro e não sabia costurar...
Isadora Duncan e Paul Poiret

Passado o conflito, veio o declínio.

Falido, ele ficou esquecido (como sempre acontece) e morreu pobre em 1944.

Muito bom, seja para quem se interessa por moda, seja para quem se interessa pela história do século XX.

Infelizmente, não há tradução em português.

[terminei em 31/10/2012]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, comente....
(este blog tem moderação, mas faço o possível para não demorar muito para aprovar os comentários)
Espero que tenha gostado.
Volte sempre!