domingo, 1 de abril de 2018

O Roubo do Elefante Branco

The Stolen White Elephant
Mark Twain (1882)
ebook (64 pág.)

Mark Twain faz uma grande crítica ao sistema policial americano que aponta como corrupto e ineficaz, mostrando como a burocracia e o dinheiro são considerados mais importantes do que a vida e o objetivo final.

Embora o texto seja cômico em sua maior parte, o desfecho tem um toque trágico com a morte de Hassan, o paquiderme, sozinho, ferido em uma prisão, e a desgraça do homem que o conduzia,  mas, mesmo assim, ainda há uma ironia:

"A negociação me custou 100.000 dólares; as despesas do meu detetive foram mais 42.000 dólares; eu nunca me habilitei para um outro lugar novamente sob o meu governo; sou um homem arruinado e um andarilho sobre a Terra, mas minha admiração por aquele homem, que eu creio ser o maior detetive que o mundo tenha produzido, permanece inalterada até hoje, e irá permanecer até o fim."

 
O texto está disponível  em inglês no Projeto Gutenberg: http://www.gutenberg.org/ebooks/3181
e, em português, no projeto Wikisource, tradução começada por "Marceif" e terminada por mim: https://pt.wikisource.org/wiki/Em_Tradu%C3%A7%C3%A3o:O_Roubo_do_Elefante_Branco



[terminei em 01/04/2018]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, comente....
(este blog tem moderação, mas faço o possível para não demorar muito para aprovar os comentários)
Espero que tenha gostado.
Volte sempre!