quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

U4 - Koridwen

U4
Koridwen
Yves Grevet (2015)
Syros Nathan (300 pág.)

Uma mesma história contada na primeira pessoa por 4 personagens.  A idéia foi claramente inspirada nos evangelhos, também 4, contados por pessoas diferentes, cada um com suas lembranças particulares e repetindo histórias comuns a todos.

Nesse projeto, dirigido a adolescentes, cada livro é escrito por um autor diferente, curiosamente os homens escrevem como as garotas e as mulheres como os garotos, sempre na primeira pessoa, sendo os capítulos indicados por datas e horas, como se fosse um diário, e contam como eles se reuniram depois de um cenário cataclísmico.


Um vírus mortal (U4) que provoca incontroláveis hemorragias, se espalha rapidamente pelo mundo e mata adultos e crianças. Somente os adolescentes em uma faixa restrita de idade permanecem vivos, além do pessoal do exército.

Yannis
Florence Hinckel (2015)
Syros Nathan (401 pág.)

Subitamente sozinhos, sem adultos, luz elétrica, água nas torneiras, nem entender o que está acontecendo, tendo visto a morte de seus parentes e vizinhos, cada adolescente tenta resolver suas necessidades imediatas.   Logo se formam gangues e a violência se multiplica.

Ao mesmo tempo, o exército organiza postos de controle que não eliminam os conflitos e ainda levantam nos jovens várias suspeitas.

Stéphane
Vincent Villeminot (2015)
Syros Nathan (391 pág.)

Alguns jovens que participavam de um jogo virtual, identificados sob avatares de guerreiros, antes que a internet deixe de funcionar, recebem uma mensagem, convocando todos os jogadores para um encontro em Paris, com a promessa de conseguirem fazer o tempo retroceder.

Essa é a jornada desses quatro personagens, cada um com sua personalidade e história particular, rumo ao local e data do encontro.


Jules
Carole Trébor (2015)
Syros Nathan (448 pág.)

A idéia é ler cada livro separadamente, em qualquer ordem, mas comecei pelo Yannis e, quando cheguei ao ponto em que os 4 se encontravam, pensei que ao chegar ao final ficaria sabendo da solução do mistério e os demais perderiam a graça. Então parei e comecei a ler a Stéphane e, em seguida, os outros 2 e fui andando um pouco cada um.

É interessante ver os mesmos fatos contados por cada um, com os sentimentos e reações individuais e pontos de vista diferentes.  Embora seja um projeto destinado ao público adolescente, é interessante e prende bem.  Esperava mais do final, mas, ainda assim valeu a pena ler. Me divertiu.

A série também tem um outro livro, produzido depois, chamado Contagion, que ainda não li. 

[terminei em 26/12/2018]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, comente....
(este blog tem moderação, mas faço o possível para não demorar muito para aprovar os comentários)
Espero que tenha gostado.
Volte sempre!