terça-feira, 20 de julho de 2010

Gênesis - 1 a 3

É o primeiro livro da Bíblia, que fala do começo, da criação de Deus.

O nome Gênese ou Genesis, vem do latim genese e do grego génesis e quer dizer começo, início.  O livro em Hebraico é chamado pela primeira palavra do texto:  "Bereshit" que também quer dizer "no princípio, no início".

São relatos da criação e da vida dos primeiros homens que eram transmitidos de forma oral até Moisés que teria dado ordem para que fossem escritos em cerca de 1600 anos antes de Cristo.

É um livro que influenciou nossa cultura ocidental, cuja leitura é imprescindível para quem gosta de ler.  Para dar água na boca, eis um pequeno resumo das histórias narradas, capítulo a capítulo:

Capítulos 1 e 2 -  "No princípio, criou Deus os céus e a terra."

Narra a criação do universo, do homem e da mulher.  (imagem: A criação do homem de Michelangelo)

Ao contrário do que se pensa normalmente, o pecado original não tem nenhuma ligação com a relação sexual, esta não somente permitida, mas até estimulada entre o casal (Sede fecundos, multiplicai-vos... Gn 1:28 e  Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne Gn 2:24), mas sim com a desobediência (comer do fruto da árvore proibida) causada pela arrogância (... como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal Gn 3:5).

Também não é uma maçã o fruto comido por Eva e Adão. A macieira está entre nós e a árvore do conhecimento do bem e do mal continua no Éden...  A confusão vem da palavra latina "pomu/pomum" que, em português (pomo) é sinônimo de fruto, mas em algumas línguas é sinônimo de maçã (como no francês: pomme).


Capítulo 3 - "No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás."
Narra a desobediência e a expulsão do paraíso.  (imagem: Adão e Eva de Dürer)

Após terem Adão e Eva comido do fruto, Deus aparece a eles que, em vez de se arrependerem e buscarem o perdão de seus erros, atribuem a outros (inclusive a Deus) a responsabilidade pelo ocorrido:  ...A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore ... e  ... A serpente me enganou, e eu comi. Gn 3.12-13

Condenam, assim, a si mesmos e a toda a criação com eles.  (... maldita é a terra por tua causa... Gn 3:17)

continua...

2 comentários:

  1. Esse final deu até um suspense!

    Poxa, muito obrigada pelo seu apoio, pela divulgação no blog e tudo mais!
    Brigadão mesmo, eu vou conseguir e vc jah faz parte da minha vitória!

    Abraços e sucesso

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito de Gênesis, principalmente esse comecinho :)
    Beijos

    ResponderExcluir

Comente, comente....
(este blog tem moderação, mas faço o possível para não demorar muito para aprovar os comentários)
Espero que tenha gostado.
Volte sempre!