quinta-feira, 8 de julho de 2010

Tintin - Os charutos do faraó

Les aventures de Tintin
Les Cigares du Pharaon (Os charutos do faraó)
Hergé (1936)
Casterman (62 pág.)

Confissões precisam ser feitas:  Eu nunca tinha lido um Tintin!
O que, para quem sempre gostou da língua francesa, era, no mínimo estranho...

Mas agora, que meus estudos da língua já me permitem ler no original e apareceu uma edição em tamanho menor, mais econômica, resolvi me iniciar na obra de Hergé.

Dei uma geral pela internet e descobri que, de todas as 24 aventuras publicadas, a que é considerada melhor pelos fãs era "O Lótus azul".  Aí você me pergunta: Mas essa é outra história!   Só que "O lótus" é continuação de "Os Charutos do Faraó" e, assim, eu precisava começar por essa, para poder entender a segunda.

Tintin é um jornalista que viaja pelo mundo acompanhado por seu fiel companheiro Milou, um fox-terrier branco, desvendando mistérios e desbaratando quadrilhas.

Nesta aventura, Tintin e Milou participavam de um cruzeiro marítimo em direção a Shangai quando encontraram um egiptologista "Philémon Siclone", meio doidinho, que está em busca da tumba de um faraó.  Eles, então, se metem em uma grande confusão envolvendo traficantes de ópio e salvam o filho do marajá de Rawhajpoutalah.  Nesta história, Tintin encontra os irmãos Dupond e Dupont e o vilão Rastapopoulos.

Não chega aos pés do Asterix, mas me divertiu.
Leia, você não perde nada.
[terminei em 19/06/2010]

2 comentários:

  1. Olá.
    Coincidentemente, este também foi o primeiro álbum de Tintim que eu li! Sou um grande fã do personagem e tenho um blog dedicado a ele. Quando puder, faça uma visitinha: http://asaventurasdetintin.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Britto,
    já estive lá e recomendo o site. Vale a visita!
    Volte sempre.

    ResponderExcluir

Comente, comente....
(este blog tem moderação, mas faço o possível para não demorar muito para aprovar os comentários)
Espero que tenha gostado.
Volte sempre!