domingo, 10 de abril de 2011

Testemunha da Acusação & outras peças

Testemunha da Acusação & outras peças
Agatha Christie (1948)
L&PM (339 pág.)

Este livro reúne quatro peças da autora, encabeçadas pela que dá o título e que, segundo a contracapa, é "a peça mais encenada da história do teatro britânico", que vou deixar por último.

A Hora H
Em uma casa de campo, se reúnem vários conhecidos.  Neville, sua mulher Kay, e sua ex-mulher Audrey,  Ted, amigo de Kay,  Royde (apaixonado por Audrey), a dona da casa, Lady Tressilian, sua acompanhante, Mary, um velho amigo da senhora, Sr. Treves.  Um assassinato ocorre.
O título vem de um livro policial que é lido por Royde e que diz que: "um assassinato é a culminância de várias circunstâncias que convergem, todas elas, em dado momento e em dado lugar" - a hora H.
A terceira em qualidade.

Veredicto
Professor pobre casado com mulher doente, é assediado por uma aluna rica. 
A mais fraca. O final é meio sem pé nem cabeça. 

Retorno ao assassinato
Jovem, às vésperas de seu casamento, recebe carta deixada por sua falecida mãe e descobre que seus pais não haviam morrido em um acidente:  seu pai fora envenenado e sua mãe morrera na cadeia, condenada pelo assassinato.   Mas na carta, ela afirma sua inocência.
Carla (a moça) resolve, então, encontrar as pessoas que estavam na casa, para unir as histórias e descobrir a verdade.
A segunda melhor.

e, finalmente,

Testemunha da Acusação
Leonard Vole é acusado de ter assassinado uma mulher mais velha, de quem era o único beneficiário no testamento.  Ele contrata um dos melhores advogados para defendê-lo.  Durante o julgamento, sua mulher é chamada para testemunhar contra ele.  Só que, pelas leis britânicas, uma mulher não podia testemunhar contra seu marido...

A peça é muito boa, fundada no fato de que as pessoas julgam as outras a partir de seus conceitos pré-existentes, ou seja, preconceitos.


Virou filme. (1957)

Filme, não, filmaço!  Uma das poucas ocasiões em que o cinema conseguiu melhorar um livro.

A seleção de atores é fantástica:  Charles Laughton e Marlene Dietrich estão maravilhosos e Tyrone Power cumpre o escrito (foi o último filme dele, morreu logo após).


 
John Williams
O elenco de apoio é mais que eficiente, com destaque especial para Elsa Lanchester, a atriz que faz a enfermeira (personagem que não existia no original) e para o sempre simpático John Williams como advogado amigo.

Elsa Lanchester

A cena em que a empregada da vítima (Una O'Connor, ótima)  sobe ao banco das testemunhas foi imitada na refilmagem de "12 angry man" e "Meu primo Vinny".


Billy Wilder e Marlene Dietrich em 1996

Billy Wilder (o diretor)  acrescenta movimento e colorido à trama ao quebrar a tensão com gotas de humor. 
É o tipo de filme que a gente vê muitas vezes, apesar de já saber o final e conhecer a trama.
Eu já o assisti várias e várias vezes.   Um de meus favoritos.

Recebeu 6 indicações, mas não ganhou nenhum Oscar.
O premiado do ano foi "A Ponte do Rio Kwai".  É um bom filme, mas prefiro este (muito mais!).



_____________________________________

Resumindo: o livro é bom e recomendado, mas o filme é IMPERDÍVEL.
[terminei em 16/03/2011]

4 comentários:

  1. Ah esse ainda vai demorar para chegar na minha lista de leituras, mas fiquei curiosa, não sabia que eram peças de teatro.
    Mom diz pra mim onde tu encontra estas preciosidades cinéfilas, caramba tu indicas vários filmes clássicos que fico com vontade de ver hehehehe... aqui na província não tem :)

    ResponderExcluir
  2. Ah, tem sim, Mi. Esse tem que ter! Se a tua locadora não tiver, agarre o pescoço do dono até ele sair correndo para comprar... É um filmaço!
    Aliás... você que gosta da AC, compre o filme. Vai valer o investimento, tenho certeza de que vai repetir a dose muitas vezes.
    Beijos enormes.

    ResponderExcluir
  3. Eu li essse livro no começo desse ano. Eu simplesmente adoro os livros da Agatha Christie!
    E sobre o filme "Testemunha de acusação", eu estou querendo assisti-lo desde que eu li um comentário na revista Veja falando que ele era umas melhores adaptações de livro para cinema.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo: Veja o filme, você vai gostar, com certeza.

    ResponderExcluir

Comente, comente....
(este blog tem moderação, mas faço o possível para não demorar muito para aprovar os comentários)
Espero que tenha gostado.
Volte sempre!