terça-feira, 24 de abril de 2012

Zorro

Zorro
Isabel Allende (2005)
Bertrand Brasil (Record) (417 pág.)

Aventura.

O livro se propõe a tratar da vida do Zorro desde seu nascimento até o momento em que inicia suas aventuras na Califórnia.

Eu gosto do personagem, já li o livro que o criou: A marca do Zorro, do Johnston McCulley,  também já li outros livros da escritora, um deles que está entre os meus favoritos (A Casa dos Espíritos), mas esse foi decepção total.

A sensação que tive ao ler esse livro foi de que ele tivesse sido escrito por encomenda, e não porque a autora gostasse do personagem.   Isso, porque ela faz de tudo para desmerecê-lo, ao passo que valoriza em extremo o personagem coadjuvante, do Bernardo que, neste romance, é índio...

Aqui no Brasil, antes de eu nascer, passava na TV uma série que, originalmente, se chamava "The Lone Ranger", mas aqui ganhou o nome de Zorro, sabe-se lá o porquê.  Esse personagem era acompanhado por um índio, não o Zorro.

Essa questão índia me parece, inclusive, a causa dessa inversão de valores no romance, já que Isabel é chilena e busca valorizar a cultura nativa, em contraste com a do colonizador.  Coisas confusas que se misturam na mente de uma pessoa, pois é evidente que a autora tem ascendentes espanhóis...

Outra questão que me pareceu deslocada, dando a entender ser um posicionamento pessoal da autora,  foi a religiosa, pois ela exalta em excesso diversas místicas, fazendo o Zorro passar por rituais  índios, ciganos e, até, como peregrino católicos.

O Diego se revela um personagem enjoado, fútil, que pode ser facilmente substituído pelo Bernardo ou, até, pela narradora, uma jovem adolescente....

Resumindo, não gostei.
Ela escreve de forma que o texto flui, apesar das 417 páginas, mas foi perda de tempo.  Quem gosta do personagem fica aborrecido. Muito.

[terminei em 08/03/2012]

2 comentários:

  1. Olá, Míriam!

    Descobri seu blog hoje e preciso dizer que estou A-MAN-DO!!! Já visitei inúmeros blogs na minha longa vida de internauta e nunca pensei que fosse encontrar um blog (ou um blogueiro) com que me identificasse tanto!

    Seu gosto pela leitura, pelas artes e por gatos é impressionantemente parecido com o meu! Já coloquei no meu favoritos e vou visitá-lo sempre! =)

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Júlia, fico feliz também. Vi no seu perfil que você trabalha como analista de sistemas... também passei cerca de 10 anos da minha vida assim... Coincidências.
    Volte logo e comente sempre que puder, aí passo a conhecê-la melhor.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Comente, comente....
(este blog tem moderação, mas faço o possível para não demorar muito para aprovar os comentários)
Espero que tenha gostado.
Volte sempre!