terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Carvão no Porão ou Perdidos no Mar (2)

Coke en Stock (Carvão no Porão)

Hergé (1958)
Casterman (62 pág.)

História em quadrinhos.

Meu amigo Britto, super-especialista em Tintin, responsável por um blog ultra completo sobre o personagem, reclamou que o post anterior estava muito curto e tive que dar razão a ele. Curto, muito curto mesmo.

Voltei, portanto, ao álbum (com muito prazer), e relembrei dos detalhes da leitura, para fazer uma postagem decente. 


Tudo começa quando esbarram (literalmente) no General Alcazar, personagem que já havia aparecido nos episódios: "A orelha quebrada" e "As sete bolas de cristal".
O General, com o encontrão, deixa cair a carteira e obriga Tintin e Haddock a procurar por ele que, entretanto, desaparece misteriosamente.

Ao chegar em casa, outra surpresa: Abdallah, que já  aparecera em "O país do ouro negro", veio se refugiar ali, por causa de um golpe de estado em seu reino que causara o sequestro de seu pai, o Emir.

Tintin, o Capitão e Milou partem, com o objetivo de ajudar seu amigo e, no caminho, têm de enfrentar traficantes de escravos, o que na época já era ilegal, daí o código usado para indicar que os navios estavam carregados com escravos: "Carvão no porão".

E claro que nossos heróis vencem tudo, mas somente após muitas aventuras, com participações também da Castafiori, do Senhor Oliveira e do Séraphin Lampion. 
Milou até "dá uma surra" em um leopardo...


Hoje, já sabemos que Steven Spielberg é fã das histórias de Tintin, além de sabermos que ele costuma usar em seus filmes frases, personagens e até cenas completas de outros filmes e histórias.
E não é que nossos heróis passam por um desfiladeiro e chegam em Petra, a famosa cidade encravada nas pedras, cena que vemos também em "Indiana Jones e a Última Cruzada"?  
















No mesmo filme, Jones faz peripécias em um cavalo no deserto, enquanto era perseguido por um tanque de guerra, não é?  Seqüência descaradamente inspirada no Capitão Haddock na página 26.


Como sempre, boa leitura.  Diversão garantida.

Britto, espero ter-me redimido.

[terminei em 04/10/2012]

2 comentários:

Comente, comente....
(este blog tem moderação, mas faço o possível para não demorar muito para aprovar os comentários)
Espero que tenha gostado.
Volte sempre!