domingo, 27 de março de 2011

Perseguição Digital

Perseguição Digital
Loraine Pivatto (19??)
Edição Particular (201 pág.)

Mais uma vez, meus agradecimentos à Cíntia do "Free to be me" que, tão gentilmente, me enviou o livro, que ganhei em um sorteio.
E ainda veio autografado pela Loraine!

Joana, analista de sistemas, é apaixonada pelo Fernando que, sem mais nem menos, a abandona sem dizer o porquê.
Ela, então, resolve usar todas as ferramentas a seu dispor para descobrir a razão e invade o celular, email, computador dele....


Primeiro livro da autora.  Ela escreve como uma queda d'água, a história sai de um jorro só, de uma tal maneira que, depois que a gente começa, não larga mais do livro.  Comecei na terça de carnaval à tarde e na quarta-feira de cinzas já tinha terminado.

Como regra geral, gostei bastante.  Os personagens são muito reais, a gente tende até a achar que foi meio auto-biográfico....
Como porém somente o fato que ela esvazia o suspense um pouco antes da hora, (não posso dizer os dois motivos, senão estraga para quem não leu) e, conseqüentemente, cria uma certa barriga no meio...

As cenas íntimas do casal também não precisavam ser tão detalhadas... fica apelativo, tipo livro de banca de jornal.
Ao contrário, a questão da "perseguição digital" poderia ter criado outras situações interessantes, e acabou se perdendo um pouco.

Quanto à impressão, a gente entende que, sendo edição particular, ela deve ter contado com poucos recursos,  mas o uso de um tipo sem serifa e com pequeno espaço entre as linhas e parágrafos  realmente dificulta a leitura.  Coloquei duas páginas brancas dentro e ia isolando os parágrafos, para evitar o efeito ótico.  Deu certo.
Há, ainda, uma pequena referência mística, com relação aos sonhos premonitórios e à mãe morta que vela por ela, mas fica só nisso.

Mas o livro é bom, uma história atual, sensível, que prende e diverte.
Recomendo.
[terminei em 09/03/2011]

4 comentários:

  1. Sempre leio coisas legais sobre este livro, uma hora tenho que dar uma chance a ele. As edições próprias geralmentem não contam com revisão profissional e ai acontecem esses pequenos detalhes, mas se a história é boa eles podem ser relevados tranquilamente.
    estrelinhas coloridas...

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz que tenha gostado do livro :-)
    Não está entre os meus favoritos-5-estrelas, mas a história é bem bacana.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Cíntia: Gostei duas vezes, porque a história era divertida, e porque foi presente! Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Olá Miriam, tudo bem? Eu sou a Loraine, autora do livro Perseguição digital, e gostaria de entrar em contato com você, mas não encontrei o seu e-mail aqui no blog. Poderia me enviar um e-mail para conversarmos? loraine.pivatto@zipmail.com.br Obrigada! Beijos!

    ResponderExcluir

Comente, comente....
(este blog tem moderação, mas faço o possível para não demorar muito para aprovar os comentários)
Espero que tenha gostado.
Volte sempre!