terça-feira, 12 de abril de 2011

O Mapa do Tempo

O Mapa do Tempo
Félix J. Palma (2008)
Intrínseca (470 pág.)

Nunca tinha ouvido falar do autor, mas vi um comentário em um blog (perdoe-me, mas não sei mais qual) que me despertou o interesse e comprei o livro.
Grata surpresa.

É um livro chiclete.  Você gruda nele e não larga até o final...

O autor junta todas as histórias sobre viagem no tempo e faz um tecido único. 
H.G.Wells, mais que inspiração, se transforma em personagem, elo de ligação entre as diversas narrativas e, até mesmo, fio condutor da história.

Palma trata da viagem no tempo pela ciência, pela magia, pela mutação genética e, especialmente, pela imaginação.

Durante a narrativa, cita diversos escritores, livros e contos.
Entre eles, uma curiosidade: Luciano de Samósata, escritor nascido no ano 135 (é isso mesmo, sem o milhar) que escreveu uma história sobre a viagem à lua.

Muitas dessas obras, inclusive, geraram  inúmeros filmes de ficção.
Durante a leitura, lembrei de "Cyrano de Bergerac", "De volta para o Futuro", "Em algum lugar do passado",  "Eu Robô", "O Show de Truman - o show da vida",  "Memória Curta", "As minas do Rei Salomão", "Duna" e, até, "X-Men".

É divertido e, ao mesmo tempo, trata de um dos grandes problemas do ser humano, a necessidade de fazer escolhas e de conviver com as dúvidas: Quais serão as conseqüências da opção que escolhi?  e Quais seriam as conseqüências das outras opções, das que não segui?


"... o medo da morte..., sempre nasce da certeza de saber que o universo não morrerá conosco, mas seguirá o seu curso, como o cachorro continua vivendo depois da retirada do carrapato."

A capa da edição brasileira é a mais bonita, mas infelizmente não descobri de quem é o desenho a bico de pena... quem souber, por favor, me conte.

A tradução, de Paulina Wacht e Ari Roitman, é fluida bem agradável.

Como o autor diz, a viagem no tempo existe, sim:
para o passado a gente vai com a memória, e, para o futuro, com a imaginação...

Super recomendado.
[terminei em 25/03/2011]

3 comentários:

  1. Báh eu adoro a temática, e também me interessei por este livro lendo algumas resenhas, mas ainda nem comprei, está na lista hehehehe... agora fiquei com mais vontade ainda de ler :)
    estrelinhas coloridas...

    ResponderExcluir
  2. Nossa ja tinha ouvido falar desse livro, e fiquei com uma baita vontade de ler, no entanto, como ja quebrei a cara comprando livros que vi em blogs, resolvi deixar para comprar depois e dar preferencia a outras, mas com a sua resenha, estou louca para lê-lo.

    ResponderExcluir
  3. Meninas, eu só posso dizer que gostei, me diverti muito com ele.

    ResponderExcluir

Comente, comente....
(este blog tem moderação, mas faço o possível para não demorar muito para aprovar os comentários)
Espero que tenha gostado.
Volte sempre!