sexta-feira, 8 de março de 2013

Memórias de um burro

Mémoires d'un Âne
Comtesse de Ségur (1860)
ebook (348 pág.)

Infantil.

A Condessa de Ségur teve um casamento infeliz e seu marido, que não era fiel, transmitiu a ela uma doença venérea que lhe impunha longos períodos sem voz. Não obstante, eles tiveram oito filhos e os filhos, por sua vez, geraram netos.


Foi para esses muitos netos que a Condessa, já com mais de 50 anos, começou a escrever, chegando, surpreendentemente,  a viver dos direitos autorais.

Nesse livro, ela dá a pena a Cadichon, um burro que, depois de ter ouvido duas crianças discutirem sobre suas capacidades intelectuais, decide escrever suas memórias para provar que os burros (asnos) são muito inteligentes e espirituosos.

Cadichon narra suas várias aventuras, de como foi maltratado por uns donos e, eventualmente, bem tratado por outros, até chegar à casa da avó de Henri, a quem ele dedica o livro, uma das muitas crianças com as quais ele vive (Jacques, Camille, Auguste e outros).

Ele mostra também como se tornou um burrinho azedo e agressivo e como isso fez com que ele perdesse o amor de seus donos e o respeito dos demais humanos e animais e o que ele resolveu fazer para mudar tal situação.


Uma graça de história.  Aparentemente longa para crianças, mas flui bem.  Agradou àquela que vive em mim.

Recomendado.

O texto, em francês, está disponível no site canadense: http://beq.ebooksgratuits.com/vents/segur.htm 

Como cereja no topo da sobremesa, ainda acompanhei a leitura com a gravação feita por Florent, do maravilhoso site Littérature Audio.

Com esse livro, atendi à exigência de março do Desafio Literário, de ler um livro cujo protagonista fosse um animal.

E a coincidência quis que terminasse um livro escrito por uma mulher, justamente no dia internacional da mulher.  Parabéns para nós todas!



[terminei em 08/03/2013]

Um comentário:

  1. Oi, Miriam!
    Mais um para a minha lista de compras futuras.
    Adoro quando surgem livros inesperados que nos levam a descobertas boas como estas. Obrigada!

    ResponderExcluir

Comente, comente....
(este blog tem moderação, mas faço o possível para não demorar muito para aprovar os comentários)
Espero que tenha gostado.
Volte sempre!