quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Novos contos para Ninon

Nouveaux contes à Ninon
Zola (1874)
ebook (218 pág.)

Contos.
Alguns razoáveis e outros muito bons, todos imbuídos de uma profunda crítica social. O mais conhecido é "O paraíso dos gatos", mas o meu preferido é "Os ombros da marquesa".

Um trecho da "marquesa" (em tradução livre):
" A marquesa dorme em seu grande leito, sob as largas cortinas de cetim amarelo. Ao meio-dia, ouvindo o claro timbre do relógio de pêndulo, ela se decide a abrir os olhos.
O quarto está aquecido. Os tapetes e os revestimentos das portas e das janelas fazem dele um ninho macio, onde o frio não entra. O calor e perfumes passeiam pelo cômodo. Ali reina uma eterna primavera.
E, desde que está bem acordada, a marquesa parece ser tomada por uma súbita ansiedade. Ela afasta as cobertas e toca a campainha para chamar Julie.
– Madame chamou?
– Diga-me, já degelou?

Oh! boa marquesa! Como ela formulou esta pergunta com uma voz emocionada! Seu primeiro pensamento é para este frio terrível, este vento do norte que ela não sente, mas que deve soprar tão cruelmente nas cabanas dos pobres. E ela pergunta se o céu foi bom, se ela pode estar aquecida sem remorsos, sem sonhar a todos aqueles que se gelam.
– Já degelou, Julie?
A camareira lhe oferece o peignoir da manhã, que ela acaba de aquecer diante de uma grande lareira.
– Oh! não, madame, ainda não degelou. Ao contrário, neva mais forte.... Acabam de encontrar um homem morto de frio dentro de um ônibus.
A marquesa é tomada de uma alegria de criança; ela bate as mãos, uma contra a outra, gritando:
– Ah! melhor assim! eu irei patinar esta tarde.
(...)
"

Precisa mais?
[terminei em 15/07/2008]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, comente....
(este blog tem moderação, mas faço o possível para não demorar muito para aprovar os comentários)
Espero que tenha gostado.
Volte sempre!