sexta-feira, 26 de março de 2010

A Bíblia

A Bíblia Sagrada
Sociedade Bíblica do Brasil
Edição Revista e Atualizada (1223 pág.)

Desta vez, foi em português, nesta tradução que é a minha preferida.

Os textos originais da Bíblia foram escritos em Hebraico (a maior parte), Grego e Aramaico (pequeninas partes e palavras soltas no Novo Testamento).
Algumas partes do velho testamento vinham sendo transmitidas oralmente até que, por ordem de Moisés, foram escritas, formando os primeiros livros da Bíblia, isso em cerca de 1.500/1.300 anos a.c. Os outros livros foram escritos posteriormente, até o último, o "Apocalipse" de João escrito entre  70 e 90 d.c.
Conseqüentemente, dá para imaginar o enorme trabalho de tradução para o português do Brasil, de hoje!

(a imagem, retirada do site da Sotheby's, é de um manuscrito recentemente leiloado por esta conhecida casa de leilões)

Já li a Bíblia em outras traduções, mas continuo achando esta a melhor.

Há a "Bíblia na linguagem de hoje" que eu não gosto, o texto é tão facilitado que perde qualidade.  Há também a "Bíblia Viva", também buscando uma linguagem mais fluida, que tem um resultado melhor que a anterior, mas ainda é facilitada.  Recentemente apareceu a "Bíblia - Nova versão internacional" que eu não li inteira, mas o pouco que vi não gostei.   Da mesma editora,  anterior a esta versão atualizada,  tem a "Bíblia versão corrigida", em um Português um pouco mais antigo que acho um pouco árido.  Mas gosto é gosto.

Já li também a tradução da "Bíblia de Jerusalém" da editora "Paulinas", com comentários.  
Há tantas traduções... 
Mas o que importa é ler sempre este que considero o livro mais incrível do mundo, um livro capaz de falar com o leitor, responder aos seus questionamentos, orientar, consolar, questionar, etc.

Muita gente desiste antes de começar, pensando ser muito longo o texto, mas não é tanto assim.  Se a pessoa ler 1 capítulo por dia (são 1.189 capítulos), termina em 3 anos e 94 dias.  Só que tem capítulos curtinhos, então dá para ler bem mais rápido....  A 3 capítulos por dia durante a semana e 4 por dia durante os finais de semana, se acaba em um ano e ainda sobram uns dias.

Essa minha leitura foi em 11 meses, mas em outra ocasião li em 6 meses e conheço gente que já leu em 14 dias...
[terminei em 04/03/2010]

Um comentário:

  1. Já li a Bíblia inteira uma ou duas vezes e estou lendo novamente, na NTLH. Eu gosto, mas tenho uma versão mais tradicional no meu celular, pra recorrer em algumas situações. Gosto bastante da NVI.

    ResponderExcluir

Comente, comente....
(este blog tem moderação, mas faço o possível para não demorar muito para aprovar os comentários)
Espero que tenha gostado.
Volte sempre!