domingo, 28 de março de 2010

Isabel Allende

Aproveitando o ensejo da lista dos 501 escritores, estou inaugurando um novo tipo de "post" mais biográfico, sobre os escritores dos quais li alguma coisa ou que já estão na prateleira, aguardando sua vez...   Vou tentar seguir a ordem da lista e começo com:


Isabel Allende

Filha de um diplomata chileno (Tomás Allende), nasceu durante a permanência de sua família em Lima (Peru) em 02/08/1942, morou na Bolívia, no Líbano, Venezuela e, hoje, vive nos Estados Unidos.

Seu pai era primo do presidente chileno Salvador Allende, morto durante o ataque ao palácio de "La Moneda" pelo golpe militar que, em 1973, colocou no poder o ditador Augusto Pinochet.
Embora haja dúvidas se Allende morreu assassinado ou se teria cometido suicídio no momento da invasão, é claro que sua morte só ocorreu naquele momento em decorrência do golpe.

Este acontecimento, que modificou a história do Chile, foi tratado no seu romance de maior sucesso, "A Casa dos Espíritos".
Ela teve dois filhos, Paula e Nicolás.   Em homenagem à sua filha Paula, temendo que esta viesse perder a memória em decorrência de um problema de saúde, escreveu o romance auto-biográfico "Paula".  A filha, no entanto, não resistiu e morreu jovem, com apenas 29 anos, em 1992.


Casa dos Espíritos

Saga de uma família, bem no estilo do "Cem anos de Solidão" do Gabriel Garcia Marques.  Muito bem escrito, a trama é envolvente, o grande sucesso não veio a troco de nada.

Já o filme, eu vi e não gostei, apesar da Meryl Streep.
Mas o livro é muito bom, vale a pena ler.
 


De amor e de sombras
História de amor de um jovem casal tendo como pano de fundo a complicada situação do Chile durante a ditadura.
Também gerou um filme, com o Antônio Banderas, mas eu não vi.
O livro é fraco, em comparação ao outro, li no entusiasmo do primeiro, não recomendo.


Zorro

Este eu comprei, mas ainda não chegou, estou na espectativa.
Romance escrito por Isabel Allende, sobre o personagem criado por Johnston McCulley.
Quando o ler, vai ganhar uma resenha à parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, comente....
(este blog tem moderação, mas faço o possível para não demorar muito para aprovar os comentários)
Espero que tenha gostado.
Volte sempre!