quarta-feira, 17 de março de 2010

O carneiro para a carnificina

Coup de Gigot et autres histoires à faire peur
Roald Dahl (1954)
Folio (125 pág.)

Contos de suspense, todos muito bons.
O curioso é que todos envolvem mulheres...

Coup de Gigot (Lamb to the Slaughter) - Aí temos o problema da tradução novamente.  Em francês o título quer dizer, literalmente, "O Golpe da perna do carneiro".  Só que, em português, ao ler tal título eu estaria mais inclinada a entender golpe como trapaça, como em "Golpe de Mestre"... e o significado mais próximo seria o de "pancada" como em "golpe de karatê".
Inglês não é o meu forte, mas o dicionário apresenta "carnificina" como tradução para "Slaughter" e foi o que escolhi para o título do post, mas também não é claro.  Na realidade, me parece mais que a intenção do autor fosse "O carneiro para o sacrifício" menção à história bíblica de Abraão, mas não tenho certeza.

Mas vamos ao conto: Mulher grávida espera, costurando, que o marido chegue do trabalho, já que é quinta-feira, o dia de jantar fora. Só que ele tem algo a lhe dizer...  Não conto mais, senão estraga  (o resumo das livrarias conta mais do que devia...)  mas mesmo assim vale a pena ler.

Tous les chemins mènent au ciel (The way up to Heaven) -  Novo problema de tradução. O título francês saiu com um "todos os caminhos levam ao céu" quando o original seria "O caminho para o céu".
Mulher tem pavor de chegar atrasada nos locais, em particular de perder trens, ônibus, aviões.  E o marido a tortura com isso, demorando bastante para sair, voltando para pegar algo que esqueceu...

La logeuse  (The landlady) - "A dona da pensão" - Rapaz chega em outra cidade a trabalho e se dirige a um hotel.  No meio do caminho, ele percebe em um apartamento um pequeno cartaz de "Quartos com café da manhã" e é recebido por uma doce senhora com um papagaio e um cachorro. Só que eles estão tão quietinhos...

William et Mary (William and Mary) - "Guilherme e Maria" - Homem, professor de Oxford, com câncer de pâncreas, no hospital, recebe visita de um amigo cientista que quer manter o seu cérebro vivo, após sua morte.  (Esse é bem fraquinho, ao passo que é muito cruel. Os melhores são os dois primeiros.)

[terminei em 01/03/2010]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, comente....
(este blog tem moderação, mas faço o possível para não demorar muito para aprovar os comentários)
Espero que tenha gostado.
Volte sempre!