quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Estudar Francês pela Internet - 1

A minha querida Nathalie, há um tempo atrás, disse que está estudando Francês e queria saber sobre sites que a ajudassem.   Eu sei que demorei, mas promessa é dívida e eu tardo mas não falho...
Aí vão algumas dicas, para a Nathalie e outros interessados no Francês:

1) Aqui no blog, basta procurar pela tag "Francês", para encontrar livros nesta língua ou na tag "FLE" para livros de estudo, especificamente.

2) Um site que acho muito interessante é o Languages On Line.  http://www.education.vic.gov.au/languagesonline/


É mantido por uma universidade australiana, com o objetivo de desenvolver metodologias de ensino. Como exemplo, oferece ensinamentos (básicos) de várias línguas, como Chinês, Francês, Alemão, Italiano, Indonésio e Inglês.

O bom é que é divertido, e a gente passa momentos agradáveis, já que a maior parte das "aulas" são feitas através de jogos. Em alguns, você escuta uma frase e tem que completar palavras, em outros você associa palavras a imagens, etc.
Um dos meus favoritos é o dos números:

Aparece uma máquina com uma esteira rolante com vários bonequinhos.
A gente escuta um número e tem que escrevê-lo corretamente.  Enquanto não completa, uma bola de boliche vem caindo, caindo, até esmagar (ai!) o pobre do bonequinho. Se escrevemos correta e rapidamente, ele se salva (ufa!) (o que é complicado em Francês já que alguns números compostos têm hífen e outros não... além dos acentos...)


 3) Outro site maravilhoso é  http://www.ebooksgratuits.com/

Ele oferece, gratuitamente, uma montanha de livros em francês, todos, obviamente, em domínio público.  Pode-se pesquisar pelo título, pelo nome do autor, pelo gênero... e os arquivos estão disponíveis em vários formatos (PDF, .doc, e outros).

Obviamente, é necessário já conhecer um pouquinho da língua, e recomendo começar pelos contos, mais curtos, que permitem ao aluno chegar ao fim sem estar esgotado...

[continua...]

2 comentários:

  1. Mon amie, Merci beaucoup!!!
    je n´ai pas mots pour exprimer la joie de cette grande faveur.

    MERCI!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Conhece o site Livemocha? Tem cursos gratuitos de idioma, onde você aprende e colabora com os outros estudantes.
    Vou lá conhecer esse Languages On Line, quem sabe não me ajuda com o italiano?

    Beijos

    ResponderExcluir

Comente, comente....
(este blog tem moderação, mas faço o possível para não demorar muito para aprovar os comentários)
Espero que tenha gostado.
Volte sempre!