quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Moda - Um curso prático e essencial

Moda - um curso prático e essencial
Erika Stalder (2008)
MarcoZero (129 pág.)

O livro é dividido em seções,  Vestidos, Calças, Jóias, sapatos, bolsas, lingerie, blusas e, dentro de cada uma destas seções, se desdobra todo um leque de modelos, com seus nomes, ilustrações, descrição, indicação de quem usa ou usou.

Comprei influenciada pela capa, título e sinopse.
Só ninguém me disse que era um livro escrito para adolescentes.
Como eu já tenho em mim 3 adolescências completas,  acho que eu não era o público ideal.

Eu esperava um estudo mais técnico e aprofundado, mas o erro foi meu, já que esse não era o objetivo da autora.   Isso não quer dizer que o livro não seja bom, não.  Tendo em mente que o objetivo é fazer um panorama geral para jovens meninas interessadas em moda, ele é excelente!

O único porém decorre da tradução.  Os nomes dos modelos foram traduzidos sem que fossem mantidos os nomes originais, o que seria fácil deixar, em itálico, entre parênteses, sei lá.  Realmente é uma pena haver essa falha, já que a presença dos nomes originais facilitaria muito para as jovens adolescentes da era da internet aprofundar suas pesquisas, já que não estariam limitadas somente aos sites em português.

A autora, que escreve regularmente em revistas para adolescentes, é uma graça de pessoa.  Fiz contato com ela através do seu blog pessoal: http://erikastalder.com/home/   e ela foi muito gentil e solícita.  Disse que está preparando novos livros. 

Enquanto esperam, leiam esse, é divertido e instrutivo.

[terminei em 01/01/2011]

2 comentários:

  1. Mesmo sendo um livro para adolescentes, deve ser interessante. Acho a moda fascinante, e a frescura da adolescencia é o laboratório ideal para experimentar novas ideias e quebrar com as regras. Sem essa irreverência a moda não teria evoluído.
    Pessoalmente não gosto das "regras" impostas, acho que nos devemos vestir como nos sentimos bem. É uma forma de arte, e como tal não deve ser restringida.

    ResponderExcluir
  2. Comprei o livro porque achei legal que tem várias coisas legais...
    Achei divertido e útil...

    ResponderExcluir

Comente, comente....
(este blog tem moderação, mas faço o possível para não demorar muito para aprovar os comentários)
Espero que tenha gostado.
Volte sempre!