segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

P. G. Wodehouse

Pelham Grenville Wodehouse
(1881-1975)


P.G. Wodehouse é um dos mais conhecidos escritores de língua inglesa, especialmente pelo seu humor e crítica aos costumes e foi considerado pela opinião pública inglesa o maior humorista do século XX.

Deixou vasta obra, com 70 romances, 200 contos, 100 histórias para revistas, além de 400 artigos, 19 peças de teatro e 250 letras para canções de comédias musicais, tendo como parceiros Jerome Kern, Cole Porter e Ira Gershwin, entre outros.

Morava na França durante a Segunda Guerra e foi preso pelos alemães, tendo sido convencido por estes a realizar sketches na rádio para distrair os americanos.  Foi acusado de colaborar com os nazistas e de traição.  Como conseqüência, seus livros desapareceram das livrarias.
Alguns escritores o apoiaram, entre eles George Orwel que escreveu, em 1945, "Em defesa de P.G. Wodehouse".
Desgostoso, mudou-se para os Estados Unidos, onde se naturalizou americano.

Seu personagem principal, e mais conhecido, é o mordomo Jeeves, perfeito, infalível, super culto e organizado, que resolve todos os problemas e tira seu patrão, Wooster, das encrencas em que este sempre se mete.

Infelizmente, nos últimos tempos, dele só foram editados 3 romances, que estavam esgotados (comprei os meus em um sebo), mas parece que foram relançados, o que é uma ótima notícia.
Continua sendo uma pena, no entanto, que sejam somente 3 livros em português, porque o texto original é cheio de trocadilhos e utiliza um vasto vocabulário, exigindo que o leitor seja um bom conhecedor da língua de Shakespeare para desfrutar da obra como se deve, embora muitas de suas obras estejam disponíveis (em inglês) no Projeto Gutemberg (quem lê bem em inglês corra para aproveitar!)

Nestes tempos de editoração eletrônica, eu realmente não consigo entender porque os livros não são publicados.
Meus protestos!

O autor está sempre presente nesta estante:

1- Então tá, Jeeves.
2- Obrigado, Jeeves
3- Webster, o gato
4- O Código dos Wooster
5- My Man Jeeves
6- O Homem que não gostava de gatos
7- Sem dramas, Jeeves


Um comentário:

  1. este é o autor preferido do ator hugh laurie, o ator da série house sofre de depressão e diz que os livros de p.g.wodehouse o ajudaram muito.

    ResponderExcluir

Comente, comente....
(este blog tem moderação, mas faço o possível para não demorar muito para aprovar os comentários)
Espero que tenha gostado.
Volte sempre!