quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Modelagem Industrial Brasileira

Modelagem Industrial Brasileira
Sonia Duarte / Sylvia Saggese (1998)
Letras&Expressões (232 pág.)

Há muitos anos atrás, quando eu estava na faculdade, dizia-se que somente a cidade de Buenos Aires tinha mais livrarias que o Brasil inteiro.
Não sei se isso era verdade, mas é fato que as edições aqui são poucas, em quantidade limitada e, conseqüentemente, com preço elevado e, sabe-se lá porquê, os livros acabam saindo de catálogo, mesmo tendo público que os procura.

Também acho incrível que seja mais barato importar livros do que comprar os editados aqui.

Bem, este preâmbulo todo é para deixar claro que qualquer obra que vença toda esta barreira merece aplausos e muitos.

É o caso deste livro.  Obra detalhada, cuidada,  que, no momento de seu lançamento, era a única no gênero.  Os livros antigos (Gil Brandão e outros) já estavam na categoria dos esgotados e não havia nada,  nadinha sobre modelagem.

As autoras são professoras universitárias e possuem grande experiência sobre o assunto.  O livro é ultra técnico, todo ilustrado, cobrindo uma grande diversidade de modelos de mangas, transferência de pences, saias, calças e roupa íntima e moda praia.
Só que falta texto.  A parte inicial, dos moldes básicos é realmente muito complicada e deveria ter sido mais detalhada, passo-a-passo.
Imagino que o livro tenha sido concebido como base para aulas e, assim, com a ajuda de professores, deve ser muito útil.  Mas não se destina aos autodidatas.
Já tive oportunidade de encontrar obras mais acessíveis, só que somente em inglês, o que dificulta um pouco o seu uso por estudantes brasileiros.

Há uns 7 anos atrás fiz contato com a Sônia Duarte, buscando aulas particulares.  Ela foi um pouco reticente no início, mas chegou a marcar um horário comigo.  No entanto, em decorrência de problemas particulares, acabou desmarcando.  Ficamos assim.

Hoje, ela mantém um blog sobre o assunto,  que merece visita: http://modelagemmib.blogspot.com/

Se recomendo?  Claro, apesar da ressalva, o livro é obra obrigatória nas estantes de quem estuda costura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, comente....
(este blog tem moderação, mas faço o possível para não demorar muito para aprovar os comentários)
Espero que tenha gostado.
Volte sempre!