segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Sem eira nem beira

Sans Feu ni Lieu
Fred Vargas (1997)
J'ai Lu (285 pág.)

Eu tenho o hábito de variar os autores, de forma a conhecer estilos diferentes, mas, às vezes, a gente se identifica com um e dana de ler a obra toda...

A minha relação com os livros da Fred Vargas está indo por esse caminho.  Este já foi o oitavo.

Como sempre, a narrativa é fluida, os personagens ultra-reais, quase dá para tocá-los, as pistas vão se formando de forma que a gente acompanha o pensamento dos investigadores e pode, até, tentar adivinhar o assassino.

Neste romance, a investigação é conduzida por Louis Kehlweiler e
os "evangelistas", que também aparecem em "Un peu plus loin sur la droite" (Kehlweiler, Marc e Mathias) e em "Debout les morts" (somente os evangelistas, sem o Alemão).

Um homem jovem, acordeonista, meio abobalhado, chega a Paris, procurando uma velha prostituta que havia cuidado dele quando criança.  Ele está sendo procurado pela polícia como o responsável por ter assassinado duas mulheres de forma brutal.  
Marthe, por sua vez, procura seu grande amigo, Louis, antigo investigador do Ministério Público, (chamado de Alemão por ser "filho da guerra", de uma relação entre um soldado alemão e uma francesa) que aceita ajudá-la embora não estivesse convencido da inocência do rapaz.
Para isso, ele procura a ajuda de Marc, historiador especializado no período da Idade Média e seus outros amigos (seu tio Vandoosler, Lucien e Mathias).


O livro é bom, mas não é ótimo. Em outros da autora, conforme ia chegando ao fim, ficava triste de ter de me separar do livro,  mas este eu realmente queria acabar.  Os personagens eram velhos conhecidos, de outros livros, mas neste, as personalidades estavam meio atrapalhadas, fato apontado várias vezes na própria história, o que tornou a leitura um pouco mais pesada do que o habitual.

Mas, mesmo assim, recomendo.  Não é o melhor dela, mas é bom.



[terminei em 06/02/2011]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, comente....
(este blog tem moderação, mas faço o possível para não demorar muito para aprovar os comentários)
Espero que tenha gostado.
Volte sempre!