Dir. Jan Kounen
Anna Mouglalis e Mads Mikkelsen
Filme sobre fato real envolvendo duas grandes personalidades mundiais:
Coco Chanel, estilista francesa que revolucionou a forma das mulheres se vestirem no século XX e Igor Stravinsky, compositor russo que revolucionou a música no século XX.
Chanel teria conhecido Stravinsky logo após a primeira apresentação (1913) da Sagração da Primavera, balé com música de Stravinsky, coreografia de Nijinsky e produção de Diaghilev.
Um tempo depois, os dois tiveram um romance, apesar dele ser casado.
O filme é baseado em um livro (ver capa ao lado), que não li e, portanto, não posso dizer se foi fiel a ele ou não, embora acredite que não, pois o filme é muito lento e parado, quase um filme mudo, já que se fala muito pouco, não havendo nele material que justificasse a edição de um volume.
Assim, sem que muito seja dito, o romance parece esquisito, não se compreende exatamente o porquê de Stravinsky arriscar seu casamento por ele, nem exatamente qual a chama que alimentava a relação entre os dois.
O visual do filme é muito cuidado, tanto cenário, fotografia, figurino, caracterização dos atores (embora a atriz seja anos-luz mais bonita do que Chanel jamais foi), tudo nota dez.
É uma pena, porque faltou roteiro.
É difícil ficar assistindo até o fim.
Não recomendo.
[assisti em 31/05/2011]
Que pena que não tem roteiro, gostaria de vê-lo...
ResponderExcluirMom, este eu ainda não vi, já vi tantos documentários sobre a mademoiselle, mas estava nos meus planos ver este também, uma pena!!Obrigada pela visita, bjs, Va.
ResponderExcluiré muito bom este filme.
ResponderExcluirhttp://cha-com-cupcakes.blogspot.com
Bjs