quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Um gato indiscreto e outros contos

Um gato indiscreto e outros contos
Saki (Hector Hugh Munro) (+/- 1904/1916)
tradução de Francisco Araújo da Costa (2009)
Hedra (141 pág.)

Contos.

Saki é o pseudônimo de Hector Hugh Munro, escritor inglês que viveu entre 1870 e 1916.

Tendo perdido sua mãe quando ainda muito pequeno, foi criado por tias rígidas na Inglaterra.
Se tornou policial, foi aposentado após ter pego malária em Burma, então parte do império britânico, o que o fez voltar à Inglaterra, onde passou a escrever como jornalista.

Sua obra, na maior parte de histórias curtas, foi orinalmente publicada em jornais e, após, reunida para publicação.

Seus contos são bem, mas bem curtos mesmo, e, ao mesmo tempo, extremamente críticos e ácidos.

Vamos a eles:

Um gato indiscreto - o melhor conto da coletânea, disparado, motivo porque emprestou o nome ao livro.  Em uma casa de campo, Lady Blemley reúne seus hóspedes para o chá.  Entre eles, um cientista que afirma poder fazer os animais falarem.  Todos acham graça, mas ele afirma ter tido sucesso com Tobermory, o gato da casa.  O dono vai chamá-lo para ver se é verdade....

Reginald / Reginald no teatro / Reginald e as preocupações -  Reginald é um "dandy" crítico, muito crítico.  Três contos em que ele expõe suas "qualidades" em um jantar, em uma noite no teatro e em conversa com uma tia.

O sanjaque perdido - Um capelão vai ouvir a confissão de um condenado à morte. E ele explica porque vai morrer: Ele trocara de roupa com um homem no caminho... e depois não soube se defender por ignorância.

O camundongo - Jovem muito educado e formal sofre durante viagem de trem em que, compartilhando um vagão com uma mulher desconhecida, percebe que um camundongo entrou pelas pernas de sua calça.

O estrategista - Jovem encontra grupo de inimigos em festa e precisa se livrar das possíveis agressões.  E ele se sai bem, com muita imaginação.

Gabriel-Ernest - História de lobisomem.

Esmé - Duas amigas se perdem durante uma caçada. No meio do bosque, encontram uma hiena que pertencia a um lorde conhecido que gostava de criar animais exóticos e que se perdera. A hiena resolve acompanhá-las.

O tigre de Mrs. Packletide - A sra. Packletide tinha o sonho de caçar um tigre e resolve ir à África.

A tela - Homem viaja para receber uma herança e resolve fazer uma tatuagem nas costas. O artista morre logo após, antes de ser pago. Ele procura a viúva mas já não possui o valor combinado. Aí começa a confusão.

A cura do desassossego - Homem escuta conversa em um trem na qual um homem afirma estar vivendo uma monotonia, precisando de "uma cura do desassossego".  E o desconhecido resolve presenteá-lo com a tal "cura".

Sredni Vashtar - Menino é criado por tia muito dura.  Tentando arrumar alguma diversão, passa a criar um furão em um galpão no fundo do quintal. O nome do conto é o nome do furão.

Filboid Studge - Homem pobre quer se casar com a filha de um empresário, só que ele não sabe que o empresário está á beira da falência, o que faz com que ele concorde com o casamento, de imediato.  O rapaz fica tão contente que afirma querer retribuir o favor.

A loba - Homem, após breve viagem pelo oriente da Rússia, se arvora em grande conhecedor de ciências ocultas.  Só que ele cruza o caminho de Clóvis que resolve desmascará-lo.

A janela aberta - Homem com problemas nervosos recebe a sugestão de fazer visitas a desconhecidos.  Em uma ocasião, enquanto espera pela dona da casa, conversa com uma menina que tem um grande talento para inventar histórias.

O método Schartz-Metterklume - Lady Carlotta perde o trem que ia pegar. É, então, confundida com uma mulher que esperava a nova governanta. Tendo que esperar pelo trem do dia seguinte, ela finge ser realmente a governanta e passa a "educar" as crianças. 

A omelete bizantina - No dia de um jantar importante, os empregados resolvem fazer greve.

O contador de histórias - Homem em um trem tem que dividir o vagão com uma tia rígida e seus três sobrinhos pequenos que, obviamente, não param quietos.  O homem resolve, então, contar histórias.

Os intrusos - Dois vizinhos inimigos caçam um ao outro em bosque motivo de disputa.


Eu gostei.  Gosto do humor inglês ácido.  E esses contos são tão curtinhos que sempre deixam um gostinho de quero mais.
Recomendo.

[terminei em 23/10/2011]

2 comentários:

  1. Ual Mom, cada vez que venho aqui fico com uma vontade loca de ler os livros que você indica, apesar dos contas parecerem coisas simples ao mesmo tempo parece interessante.

    ResponderExcluir
  2. Natalie, eles são muuuuuito bons. E o livro é pequenino. Parece aquele ditado do perfume: dentro dos pequenos frascos...

    ResponderExcluir

Comente, comente....
(este blog tem moderação, mas faço o possível para não demorar muito para aprovar os comentários)
Espero que tenha gostado.
Volte sempre!