domingo, 29 de janeiro de 2012

Técnicas de costura

Professional Sewing Techniques for Designer's
Julie Cole e Sharon Czachor (2009)
Fairchild Books (526 pág.)


O livro se dispõe a dissecar, passo a passo, todo detalhe da construção de roupas.
As duas autoras são professoras de escolas de moda americanas e direcionaram o trabalho para seus alunos de moda na universidade, vendo que os jovens estilistas precisam conhecer como uma roupa é feita para poder bem desenhá-la e criá-la.

É um trabalho de fôlego, um grande tijolo, (o livro é grande e pesado) e, se não abrange todo o detalhe de costura possível, cuida da maior parte deles:

Depois de uma introdução sobre a importância desse estudo (cap. 1), elas apresentam capítulos  sobre ferramentas e pontos (cap. 2), entretelas (cap. 3), pences (cap. 4), bolsos (cap. 5), costuras (cap. 6), pregas e nervuras (cap. 7), zipers (cap. 8), palas e cinturas (cap. 9), babados (cap. 10), golas (cap. 11), acabamentos (cap. 12), punhos (cap. 13), mangas (cap. 14), bainhas (cap. 15), forros (cap. 16), fechos (cap. 17), um encerramento (cap. 18) e um glossário.


Todas as instruções são acompanhadas de desenhos, em geral, muito bem feitos. 


Como em toda obra de vulto, acontecem alguns problemas. Algumas instruções estão um pouco truncadas (pouquíssimas) e alguns desenhos não correspondem exatamente ao texto. Esse último problema aconteceu, mais vezes, no penúltimo capítulo. Talvez, pela pressa de terminar o livro, a revisão tenha sido mais corrida, não sei... mas é o que parece.

Mas nada que abale a qualidade do trabalho.
Eu gostei muito. É livro para se ler e consultar sempre.
Só que está em inglês.

[terminei em: 23/01/2012]

2 comentários:

  1. Você vende esses livros de moda? Preciso muito!!
    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Querida Natalia,
    infelizmente, não.
    Esse meu exemplar comprei diretamente na Amazon (o frete internacional é um pouco caro e, normalmente, só compensa a compra se forem vários livros ao mesmo tempo).
    A Cultura também o vende, demora um pouco mais, sai um pouquinho mais caro, mas eles só lançam o valor no cartão quando o livro chega ao Brasil.
    Não é um livro barato, porque é um grande tijolo, todo ilustrado, em papel de boa qualidade, mas ESSE livro, em particular, eu acho que valeu cada centavo e não me arrependi nem um pouquinho de ter pago o preço.
    Me diga depois se você o conseguiu.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Comente, comente....
(este blog tem moderação, mas faço o possível para não demorar muito para aprovar os comentários)
Espero que tenha gostado.
Volte sempre!