sábado, 17 de março de 2012

Beijo,

Beijo, (Kiss Kiss)
Roald Dahl (1959)
Barracuda (301 pág.)

Contos de humor (negro...)

Roald Dahl é muito conhecido por sua obra para crianças, especialmente por Charlie and the chocolat factory (A Fantástica Fábrica de Chocolates) que virou filme duas vezes.

No entanto, esses contos são para adultos.  Sim, porque todos, em maior ou menor grau, têm uma grande dose de morbidez, violência e horror ou, pelo menos, tensão e infidelidade, qualidades que os afastam das crianças, mas os tornam perfeitos para os adultos que gostem de emoções fortes.

Dahl explora a crueldade e a vingança que residem dentro de pessoas comuns,  como eu e você,  e como esses sentimentos podem transbordar em situações do cotidiano.

Alguns contos já eram meus conhecidos do livro "Coup de Gigot et autres histoires" e foi um prazer reencontrá-los.

Como em qualquer coletânea, é impossível manter o mesmo nível em todos os contos e teve um ou outro que não me agradou tanto quanto os outros, mas a média é alta.

Vamos a eles:

A dona da pensão  (The landlady) - Rapaz chega em outra cidade a trabalho e se dirige a um hotel.  No meio do caminho, ele percebe em um apartamento um pequeno cartaz de "Quartos com café da manhã" e é recebido por uma doce senhora com um papagaio e um cachorro. Só que eles estão tão quietinhos...
William e Mary (William and Mary) - Homem, professor de Oxford, com câncer de pâncreas, no hospital, recebe visita de um amigo cientista que quer manter o seu cérebro vivo, após sua morte.  Quando isso acontece, sua mulher recebe uma carta descrevendo todo o processo e vai visitar o "marido".

A ascensão aos céus (The way up to Heaven) -  O título original seria "O caminho para o céu".
Mulher tem pavor de chegar atrasada nos locais, em particular de perder trens, ônibus, aviões.  E o marido a tortura com isso, demorando bastante para sair, voltando para pegar algo que esqueceu. Até o dia em que ela vai voar para Paris, para visitar a filha e os netos.

O prazer do pastor -  Comerciante de móveis antigos usa de vários estratagemas para conseguir comprar bem barato os móveis que valem muito.  Um belo dia, disfarçado de pastor, chega a uma fazenda e encontra um móvel raríssimo, ultra valioso, do qual só se conheciam outras 3 variantes.  Mas ele resolve, mesmo assim, pechinchar, e muito...

A Sra. Bixby e o casaco do coronel - O meu favorito. Mulher infiel ganha de presente do amante, como despedida, um casaco de peles caríssimo e lindo. Mas como chegar em casa com ele? Como explicar ao marido?

Geléia Real - Produtor de mel, descobre uma maneira especial de alimentar seu bebê, esquálido, que não conseguia se alimentar e estava já beirando a morte.

Georgy Porgy - Reverendo de cidade do interior, muito tímido, tem problemas no relacionamento com mulheres, mas sua paróquia está repleta de solteironas, que partem para o ataque.

Gênese e catástrofe - Mulher traumatizada pela perda de 3 filhos, dá a luz ao 4º, e cobre o médico de perguntas, duvidando que ele vá sobreviver.  Não está entre os meus favoritos, e acho que o mistério da história foi revelado um pouco antes do momento ideal.

Edward, o conquistador - Na propriedade de um casal de meia-idade, aparece um gato cinza.  A mulher gosta dele, o leva para casa e ele demonstra gostar quando ela toca piano.

Porco - Esse achei fraco.  Menino criado no interior, somente por sua tia vegetariana, vai, após a morte dela, a Londres, come carne de porco pela primeira vez e fica maravilhado.

O campeão do mundo - Dois homens resolvem caçar faisões na propriedade alheia, fortemente vigiada.  Eles desenvolvem um método próprio...

Recomendado, recomendadíssimo.
Ah! e a vírgula não foi erro, não, faz parte do nome do livro mesmo. Só não me perguntem o porquê...

[terminei em 21/02/2011]

Um comentário:

  1. Oi, adorei os contos de Dahl... pretendo comprar seus livros em breve. Se quiser, da uma passadinha no meu blog www.livrotracado.blogspot.com

    ResponderExcluir

Comente, comente....
(este blog tem moderação, mas faço o possível para não demorar muito para aprovar os comentários)
Espero que tenha gostado.
Volte sempre!