quarta-feira, 30 de setembro de 2009

A Cantora Careca e a Lição

La cantatrice chauve suivi de La leçon
Ionesco (1952)
Folio - 150 pág

Duas excelentes peças de teatro, representantes do "teatro do absurdo".

A cantora careca:
Passada em um cenário único (residência de Mme e M. Smith),  trata da impossibilidade de comunicação entre as pessoas e da banalidade dos seres humanos, em geral.

A cena do casal Martin, embora provoque eventuais risos,  é de profundo drama, mostrando como é possível que as pessoas passem uma vida juntos sem nunca chegarem realmente a se conhecer.

Sr. Martin - Que estranho, curioso! Então, minha senhora, moramos no mesmo quarto e dormimos na mesma cama, minha cara senhora. Talvez seja lá que tenhamos nos encontrado!
Sra. Martin - Que curioso e que coincidência! É bem possível que tenhamos nos encontrado lá, e talvez até mesmo na noite passada. Mas eu não me lembro, meu caro senhor. 


Ionesco dizia que teve a idéia da peça após começar a estudar inglês, achando muito estranho os diálogos mantidos pelos personagens dos livros, como: "Olá, eu sou a senhora X, meu vestido é azul.... "


A Lição:
Crítica feroz ao ensino.
Aluna cheia de vida procura professor que, após afrontá-la com intermináveis questionamentos sobre conhecimentos totalmente inúteis e desnecessários, acaba por matá-la. 
Absurdo da situação que, infelizmente, não afasta a sua extrema realidade.

Um registro do próprio autor lendo em público as duas peças (em francês) pode ser encontrado em  http://www.ubu.com/sound/ionesco.html
[terminei em 10/04/2009]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, comente....
(este blog tem moderação, mas faço o possível para não demorar muito para aprovar os comentários)
Espero que tenha gostado.
Volte sempre!