sábado, 26 de setembro de 2009

A volta ao mundo em 80 dias


Le tour du monde en 80 jours
Jules Verne (1873)
Arquivo PDF (+/- 331 pág.) http://www.ebooksgratuits.com (excelente site com várias obras que já estão em domínio público disponíveis em PDF, .doc e outros formatos - textos somente em francês)

O inglês Phileas Fogg, maníaco pela pontualidade, aposta com seus companheiros de cartas que consegue dar a volta ao mundo em 80 dias e parte para esta aventura acompanhado de seu novo empregado, o francês Jean Passepartout.  No entanto, ele é confundido com o ladrão que roubara o Banco da Inglaterra e é perseguido pelo agente de polícia Fix.

Livro clássico, de aventuras, de uma época maravilhada com as inovações tecnológicas.

O filme, americano, (de 1957) suaviza um pouco as críticas do autor francês, mas respeita suficientemente a obra original.  Após ver David Niven, não se consegue pensar em Phileas Fogg de outra maneira.   Cantinflas não passa por um francês, especialmente bochechudo, como descreve Júlio Verne, mas é impagável como Passepartout.  A cena da tourada (que não existe no livro) é imperdível.   O filme recebe o auxílio luxuoso da música de Victor Young que sublinha maravilhosamente as imagens e marca, indelevelmente a nossa memória. (Quem vê o filme não se livra dela por pelo menos uma semana.... e não quer se livrar!)

Aconselho ler o livro e ver o filme.  Programaço!
[terminei de ler em 29/01/2009]

Um comentário:

  1. Programaço, Mom. E no filme, as participações especiais são uma atração à parte.

    ResponderExcluir

Comente, comente....
(este blog tem moderação, mas faço o possível para não demorar muito para aprovar os comentários)
Espero que tenha gostado.
Volte sempre!