sábado, 26 de setembro de 2009

O Ditador e a rede

Le Dictateur et le Hamac
Daniel Pennac (2003)
Folio (2005 - 405 páginas)

Um ditador se cansa da vida que leva e se faz substituir por um sósia. Este  por sua vez, também treina um sósia e por aí vai.
Daniel Pennac  faz uma crítica às ditaduras e governos em geral, mostrando como, independentemente de se substituir a pessoa que assume o cargo de liderança, a estrutura se mantém, imutável.

O escritor morou algum tempo no Brasil, o que explica as inúmeras referências ao nosso país, entre elas o fato de nomear a capital da república retratada de Teresina.

O livro se presta, também, a uma homenagem ao cinema nas pessoas de Charles Chaplin e Rodolfo Valentino.

O tema do ditador que se faz substituir por outro, já fora utilizado antes, seja no filme de Paul Mazursky Luar sobre Parador (1988) que, por sua vez, seria uma refilmagem de um filme de 1939 (The Magnificent Fraud) baseado em um conto não publicado (19??) de Charles G. Booth: "Caviare for His Excellency", no filme Dave - Presidente por um dia (1993), de Ivan Reitman, em um romance de Sidney Sheldon "The Dictator" (19??) e, finalmente, no livro "Outono do Patriarca" (1975) de Gabriel Garcia Marques.

A história é interrompida muitas vezes por comentários do escritor, mas o estilo fluido e agradável de Pennac consegue manter o interesse.
[terminei de ler em 16/01/2009]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, comente....
(este blog tem moderação, mas faço o possível para não demorar muito para aprovar os comentários)
Espero que tenha gostado.
Volte sempre!