sábado, 2 de janeiro de 2010

Eu, Sarah Bernhardt

Eu, Sarah Bernhardt  (Ma double vie)
trad. Gulnara Lobato de Morais Pereira (1988)
José Olympio (404 pág.)

Amei de paixão.
Lembro de ter ficado muito decepcionada porque, na última página aparece: "Fim do primeiro volume" e eu não achei, de forma alguma o segundo, e, na época, pensei que não havia sido editado no Brasil por falta de interesse, etc.   Somente depois, muito depois, soube que a atriz escreveu somente o primeiro.
Era uma informação que deveria constar do livro em uma introdução, nota, comentário, mas... nada. Por isso deixo o aviso aqui: Não há segundo volume!

Quanto ao livro, é a autobiografia da famosa atriz francesa Sarah Bernhardt, que viveu entre o fim do séc. XIX e começo do séc. XX.
Ela esteve aqui, no Brasil, onde sofreu um grave acidente (episódio que não é contado neste livro) durante a representação de Tosca no Teatro Municipal do Rio e que implicou na perda de sua perna direita por gangrena. 
O carisma e a personalidade da atriz estão presentes em toda a narrativa, e eu fiquei lamentando não ter vivido naquela época para poder vê-la em cena.
Como consolo, hoje, com a internet, é possível achar pequenos fragmentos de imagens no You Tube...
Mas o livro é bom o bastante para compensar esta falta.

[terminei em 01/02/1990]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, comente....
(este blog tem moderação, mas faço o possível para não demorar muito para aprovar os comentários)
Espero que tenha gostado.
Volte sempre!