domingo, 2 de maio de 2010

Um livro por dia

Um livro por dia
Jeremy Mercer (2005)
trad. Alexandre Martins
Casa da Palavra (318 pág.)

Narrativa autobiográfica em que o autor nos conta sobre o período em que viveu em Paris, na livraria Shakespeare and Company.

O nome em português não foi bem escolhido, embora seja tirado do livro, porque sugere que a narrativa vá se prender aos livros em si e à transformação de uma vida pela leitura... (bem, foi isso que o título sugeriu, a mim).

George Whitman, o dono da livraria parisiense, especializada em livros em inglês (ainda vivo, com cerca de 98 anos), tem princípios comunistas e costuma receber jovens escritores dentro da livraria, em camas colocadas entre as prateleiras, sem que estes paguem pela acolhida.  Como regra, ele impõe, somente que os hóspedes leiam um livro por dia, o que o autor do livro afirma que ninguém cumpre, nem ele mesmo.   No entanto, os jovens acabam ajudando nas tarefas da livraria, criando uma espécie de confraria e esse clima é que influenciou a vida do narrador, motivo porque o nome original, Time was soft there (O tempo era suave ali), reflete muito melhor o conteúdo do livro.

O autor, Jeremy Mercer, é jornalista e, como todo bom profissional dessa área, tem o dom de escrever de forma objetiva e, ao mesmo tempo, de interessar o leitor, que só larga o livro quando não há mais nada a ler.

 Mas isso, embora traga momentos de leitura agradável, não faz do livro uma obra memorável.  Não chego a recomendar.


P.S.: Coincidentemente, na época em que estava lendo o livro, vi o filme "Julie & Julia" e, sem mais nem menos, ... olha lá a livraria!  Como também leio várias coisas ao mesmo tempo, olha a livraria de novo no "Du plus loin de l'oubli" em que o personagem principal vende livros, inclusive para a "Shakespeare & Co"...  Não é nada, não é nada... mas achei engraçadinhas as coincidências.


[terminei em 06/04/2010]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, comente....
(este blog tem moderação, mas faço o possível para não demorar muito para aprovar os comentários)
Espero que tenha gostado.
Volte sempre!