terça-feira, 7 de setembro de 2010

Almeida Júnior

Nós brasileiros, muitas vezes conhecemos a fundo os artistas estrangeiros mas não os nossos compatriotas.   Recentemente vi uma reportagem sobre o pintor Almeida Júnior e pensei como é uma pena que deixemos de lado obras tão lindas e esqueçamos um talento como esse...

Caipira picando fumo - 1893


As informações sobre sua vida estão disponíveis pela Internet, inclusive a reprodução integral de sua obra no site Itaú Cultural, mas um resuminho básico não faz mal a ninguém:

José Ferraz de Almeida Júnior (Itu, 08/05/1850 – Piracicaba, 13/11/1899), pintor e desenhista, considerado como precursor da abordagem de temática regionalista, buscava uma pintura mais naturalista, realista,

Estudou na Academia Imperial de Belas Artes e, apesar de poder concorrer a uma viagem à Europa, ao terminar o curso, optou por ficar no Brasil.
No entanto, tendo o Imperador D. Pedro II visto o seu trabalho, concedeu-lhe verba para estudar em Paris, onde participou por quatro vezes dos "Salons de Paris".


Assim, sua obra recebeu muita influência dos pintores europeus da época, em particular Courbet e Millet.
Eu não conheço nada de artes plásticas (infelizmente), mas não pude deixar de ver similitudes entre a obra de Almeida Júnior, Depois do Banho, 1881 e a anterior, La Baigneuse de Valpinçon, 1808 de Ingres, pintor francês que já havia morrido quando Almeida Júnior lá estudou, o que comprova, para mim, essa influência européia.



Da mesma forma, também marcou os pintores brasileiros que o seguiram, inclusive Portinari, que o admirava.


Essa herança é visível nas obras:  O Derrubador Brasileiro, 1879, de Almeida Júnior (esq.), e O Lavrador de Café, 1934, de Cândido Portinari (dir), tanto pela temática, quanto pelo enquadramento, posição e panejamento da calça branca.
 
Parece que tinha uma vida amorosa agitada, e morreu apunhalado, vítima do marido ciumento de uma prima, com quem manteria uma relação há longo tempo.
O Dia do Artista Plástico Brasileiro é comemorado em 8 de maio, em homenagem a seu nascimento.


Dentre suas obras, a minha favorita é Saudades - 1899, que mostro inteira e no detalhe:



4 comentários:

  1. não entendo de pintura, mas tenho sensibilidade. Almeida Júnior, na minha modesta opinião, supera alguns grandes gênios da pintura. Sua noção de luz e profundidade é algo assombroso.

    Celso Ap. da Silva Barbosa - Dourados - MS

    ResponderExcluir

  2. Sempre fui apaixonada pelas obras desse ilustre brasileiro, ele pintou com emoção. Parabéns pela matéria, falar de Almeida Junior é contar o cotidiano do nosso povo em sua essência.

    Cleyde Torres
    Artista Plástica

    ResponderExcluir
  3. Almeida júnior, suas pinturas são sem dúvidas uma poesia, hora dramática hora realista, obra "Saudade", nos faz refletir, sentir, nós faz viajar no trama pessoal vivido pelo artista.Está dentro de estética perfeita usada da época.

    ResponderExcluir

Comente, comente....
(este blog tem moderação, mas faço o possível para não demorar muito para aprovar os comentários)
Espero que tenha gostado.
Volte sempre!