quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Meme Literário - Dia 18

Dia 18 – Um início de livro que você gosta

Minha relação com os livros é meio passional.  Eu gosto dos livros que me fazem esquecer o "mundo lá fora",  que me transportam para a atmosfera, para o lugar onde se passa a história.

Assim, eu não consigo ficar prestando atenção na construção, nas inúmeras escolhas que os autores fizeram.

Sei que todos esses detalhes são essenciais para o sucesso da obra, são eles justamente o transporte que nos leva para dentro daquele livro, mas minha experiência mostra que quando eu presto atenção à forma é que a viagem não está realmente acontecendo.
Não sei, deve ser um problema meu.... mas não consigo me lembrar de inícios, frases, figuras de estilo, etc.

Recentemente li o "E a História Começa", excelente livro de análise literária do Amós Oz em que ele exemplifica, com muitos exemplos, sua teoria de que os primeiros parágrafos de uma obra são um vislumbre do que se vai encontrar nela.
Achei que, depois desta leitura, ia conseguir ver os livros também por este lado mais técnico, analítico, mas nada...

Ou seja, não lembro de nenhum início de livro de histórias que eu possa citar aqui.  Desastre total!

O único início, que eu não poderia deixar de saber de cor (porque já li pelo menos 11 vezes), é o da Bíblia, do livro de Gênesis, que confirma a teoria do Amós, já que a primeira frase já inclui toda uma declaração de fé:


"No princípio, criou Deus os céus e a terra."


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, comente....
(este blog tem moderação, mas faço o possível para não demorar muito para aprovar os comentários)
Espero que tenha gostado.
Volte sempre!