sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Meme Literário - Dia 19

Dia 19 – um livro que mudou a tua cabeça sobre um determinado assunto


No princípio...

A gente passa anos na escola estudando a Teoria da Evolução.

Na minha época, os professores ainda faziam um certo preâmbulo, explicando a diferença de Leis e Teorias, ou seja a existência de comprovação ou não.

Mas hoje em dia, apesar de a Teoria continuar sendo apenas teoria, sem qualquer confirmação científica, é apresentada como se Lei fosse.

Não acho que o contraponto desta Teoria seja exatamente a Criação, porque esta idéia está diretamente vinculada à fé, mas penso que o principal fundamento do pensamento científico é justamente o questionamento.
Assim, deixar de lado um ponto fundamental da história da humanidade somente porque se estabeleceu uma única teoria não comprovada, não é comportamento científico.

O autor deste livro não apresenta uma nova teoria, mas questiona.
Questiona teorias e métodos.

Ele fala de coisas que eu (mera mortal sem conhecimentos técnicos) nunca poderia saber, mostrando que às vezes, os próprios cientistas adaptam seus métodos para ajustá-los à uma idéia dominante.

Por exemplo:  o método da datação de achados se baseia muito nas camadas geológicas. Só que os cientistas para chegar ao número de anos de uma montanha, por exemplo, desprezam os fatos não controláveis como enchentes.  Quem mora no Brasil e, particularmente, no Rio de Janeiro, sabe que uma enchente de poucos dias pode causar um amontoamento de terra considerável, que não pode ser desprezado...  Daí que os milhares ou milhões de anos dados a um achado podem estar consideravelmente equivocados se na região daquela montanha costumava haver chuvas fortes e acúmulo de detritos...

Como eu já disse, é apenas um questionamento, não uma nova teoria ou lei, mas me fez repensar sobre um assunto, e essa era a pergunta de hoje.

Um comentário:

  1. Achei legal sua ideia! Não conhecia este livro, mas o questionamento é legal!

    Me visita?
    uma-leitora.blogspot.com

    ResponderExcluir

Comente, comente....
(este blog tem moderação, mas faço o possível para não demorar muito para aprovar os comentários)
Espero que tenha gostado.
Volte sempre!