terça-feira, 24 de maio de 2011

Traição dupla

La Double Inconstance
Pierre de Marivaux (1723)
ebook  (189 pág.)

Disponível, gratuitamente, em ebooksgratuits (em domínio público).
 
Teatro.

Escrevendo no período pré-Revolução Francesa, Marivaux critica os costumes de uma nobreza cheia de vaidades e falsidades.

Sílvia, uma moça do povo, desperta o amor do príncipe local e é levada a seu castelo.

Só que ela se diz apaixonada por Arlequim e recusa todos os presentes, festas e agrados que o príncipe lhe oferece e, ainda por cima, deixa de comer.



Para apaziguá-la, Arlequim também é levado ao castelo e  Fantine, uma jovem da corte, monta um estratagema para que tanto Sílvia quanto Arlequim desistam do amor que afirmam ter um para o outro.

Em tom de comédia, vários questionamentos são feitos.

Por exemplo:

Em um momento, oferecem bens a Arlequim para que este desista de Sílvia, entre eles, duas casas, na cidade e no campo.  O jovem então responde:

- Quem habitará minha casa na cidade quando estiver na de campo?
- Seus empregados, é claro!

- Meus empregados? Por quê tenho necessidade de fazer fortuna para eles? Não poderei morar em todas ao mesmo tempo?

- Não que eu saiba ; não é possível estar em dois lugares ao mesmo tempo.

- Então, se não tenho este segredo, me é inútil ter duas casas.

- Quando desejar, poderá ir de uma à outra.

- Então, eu darei minha amada para ter o prazer de me mudar freqüentemente?

(a tradução livre,  muito livre, é minha.)





O bom das obras clássicas é que encontramos muitas edições, com capas diferentes.
Algumas bem lindas, não?

Recomendado, claro.
[terminei em 13/05/2011]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, comente....
(este blog tem moderação, mas faço o possível para não demorar muito para aprovar os comentários)
Espero que tenha gostado.
Volte sempre!