quarta-feira, 9 de junho de 2010

Orgulho e Preconceito - 1

Orgulho e Preconceito
Jane Austen (1813)
L&PM (392 pág.)


Amei de paixão!
Este é um exemplo típico de como a persistência é uma qualidade a ser perseguida pelos leitores.

O começo é enjoadinho, a gente se irrita com os personagens, inclusive com a principal, Elizabeth Bennet, mas, de repente, no virar de uma página, se apaixona e não consegue mais largar o livro e, quando ele acaba, quantas saudades!
(os franceses têm uma expressão para se apaixonar que eu acho que se aplica bem a este caso: "Coup de foudre" ou seja, a pessoa se sente atingida por um raio, um sentimento intenso e imediato). 


História romântica, é claro (afinal, isso não faz mal a ninguém), muito bem escrita e conduzida.


Gostei muito da capa da L&PM.  Acho importante que um livro tenha uma bela capa, já que aquela imagem vai nos acompanhar por vários dias, semanas e acaba influenciando na forma como nós vemos os personagens e a história e infelizmente algumas editoras não têm esta preocupação.


Assim, esta realmente é de muito bom gosto e adequada à obra, não ficando em nada a dever a outras edições pelo mundo (que também têm capas lindas):


Para terminar, tendo em vista a paixonite declarada, este livro ainda volta nos próximos posts...


Super recomendado!

[terminei em 16/05/2010]


Continuações: (1 - 2 - 3 - 4 - 5)

4 comentários:

  1. Nossa esse livro é ótimo, terminei de lê-lo também recentemente. Não achei muito monotono o início, isso talvez se deve pelo fato de ter recordado muito o filme...
    Mas em fim, o livro é ótimo. Dos livros de Austen, com certeza O&P é o meu predileto!(claro que atualmente Mansfield Park tem roubado a cena...)

    ResponderExcluir
  2. Encontrei teu blog por acaso, na busca por sugestões de livros franceses. Não tive tempo ainda de ler com a devida atenção, mas já vi que esta será minha fonte das próximas leituras! Parabéns pelo blog!
    Paulo Ricardo

    ResponderExcluir
  3. Agradeço pelos comentários. Sejam Bem-vindos!

    Natalie, eu deixei para ver o filme depois do livro... talvez seja por isso. Mas foi melhor assim.

    Paulo, tomara que você encontre boas sugestões aqui. Você lê em francês?

    ResponderExcluir
  4. Regiclau... Jane Austen, a autora, morreu em 1817. Outros escritores, empolgados com o romance, já fizeram histórias com os mesmos personagens, mas não podem ser consideradas continuações. Recentemente, até, a escritora de romances policiais P D James ambientou uma história de assassinato em Pemberley... me deu curiosidade e estou aguardando a tradução sair.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Comente, comente....
(este blog tem moderação, mas faço o possível para não demorar muito para aprovar os comentários)
Espero que tenha gostado.
Volte sempre!