terça-feira, 15 de junho de 2010

Orgulho e Preconceito - 3

Orgulho e Preconceito
Jane Austen (1813)
L&PM (392 pág.)

Continuando...


O princípio da trama

Um belo dia, a família fica sabendo que uma mansão local havia sido alugada por um jovem rico que ali passaria uma temporada,  e a notícia acende as esperanças da Sra. Bennet de conseguir casar bem (ou seja, com um homem rico) as filhas.

O jovem em questão é o Sr. Bingley que, efetivamente, se apaixona por Jane (a irmã mais velha) e vice-versa.

Só que ele não chega sozinho, traz também suas irmãs, uma casada (Sra. Hurst) e a outra solteira, além de um amigo, o Sr. Darcy.

Todos os personagens se conhecem efetivamente em um baile, quando as aparências e comentários estabelecem as raízes do "preconceito" citado no título.

Elizabeth, sem par para dançar, ouve um comentário desastroso do Sr. Darcy sobre ela ("Ela é aceitável, mas não é bonita o bastante para me tentar, não estou com disposição para dar atenção a mocinhas deixadas de lado pelos outros homens...") e pronto! Eis que aparece o "orgulho" que, aliado ao "preconceito" começa a complicar tudo.
..... 

Bom, eu me recuso a estragar as histórias, porque sinto muito maior prazer em ler um livro quando não sei nada sobre o desenlace, acho sempre estimulante torcer para um fim determinado e ficar na espectativa do que vai acontecer, motivo porque não vou contar muito mais do que acontece, sendo o que já disse apenas a sinopse, o ponto de partida inicial.
Mas posso garantir que, ultrapassadas as primeiras páginas, não há porque se arrepender.  Leia!

Continua... (1 - 2 - 3 - 4 - 5)


Ilustrações: 
1/2 - C.E. Brock (wikipedia) (embora, para mim, Elizabeth seja morena, não loura)

Um comentário:

  1. Ai,ai, ai, eu não me cans nunca de ler sobre orgulho e preonceito, Mr. Darcy me inspira...

    ResponderExcluir

Comente, comente....
(este blog tem moderação, mas faço o possível para não demorar muito para aprovar os comentários)
Espero que tenha gostado.
Volte sempre!