segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Grammaire Progressive du Français

Grammaire Progressive du Français
CLE

Série destinada ao ensino da gramática francesa, composta por 3 volumes, atingindo os níveis debutante, intermediário e avançado.   Nas páginas da esquerda, o ponto gramatical é apresentado de forma objetiva e resumida e, nas páginas da direita, há exercícios sobre o ponto que foi estudado.

O único problema é que cada livro foi preparado por autores diferentes, o que fez com que um não tenha nada a ver com o outro.

O primeiro (Maïa Grégoire - 157 pág.) é basiquérrimo, fácil demais, mas se você estiver começando mesmo, nunca estudou nada de Francês, vale a pena.
[terminei em 08/09/2005]

O segundo (Maïa Grégoire/Odile Thiévenaz - 253 pág.) é "nota dez".  Basta esse. Os assuntos são super bem explicados e os exercícios são interessantes e compatíveis com a filosofia da série, ou seja, permite o estudo desacompanhado de professor. Quem está estudando pode se corrigir com o caderno de respostas.
[terminei em 16/10/2005]
 


Seguindo o exemplo dos três mosqueteiros, que são quatro, a série de 3, seguindo o sucesso do 2º volume, contou com um acréscimo, infelizmente sem o carisma do D'Artagnan:
Exercices communicatifs (Maïa Grégoire/Gracia Merlo - 187 pág.) que não tem nada a ver com o segundo, é dinheiro jogado fora.
[terminei em 26/02/2006]



O terceiro (Michèle Boularès/Jean-Louis Frérot - 189 pág.) é o "low point" da série. Chato, enrolado, e os exercícios não possuem respostas únicas, fazendo do caderno de correções uma mentirosa enrolação.  NÃO compre esse.

[terminei em 03/02/2007]

Faça várias vezes o segundo, vai por mim, é melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, comente....
(este blog tem moderação, mas faço o possível para não demorar muito para aprovar os comentários)
Espero que tenha gostado.
Volte sempre!