quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Na noite do ventre, o diamante

Na noite do ventre, o diamante
Moacyr Scliar (2005)
Objetiva (167 pág.)

Obra encomendada para a série "Cinco dedos de prosa", em que cada livro trata de um dedo da mão.
Este se ocupou do anular e, assim, centralizou a história em um diamante, falando de todas as pessoas pelas quais o diamante passou, no tempo.

Quando li a sinopse, me empolguei muito, porque me lembrou um filme maravilhoso, que eu amo de paixão, chamado "O violino vermelho", que tem como personagem principal, justamente, o violino, que viaja pelas épocas e países. 

Não conto mais sobre a trama, porque qualquer coisa estraga, mas afirmo que é dos melhores filmes que já assisti.  Se você não viu, veja, compre, veja novamente. É imperdível!  Do diretor François Girard, tendo no elenco Samuel Jackson (que dá um show).  Ainda está aí? Corra à locadora!

Voltando ao livro...
O livro começa no meio da história do diamante, quando ele já está incrustado em um anel, na mão de uma mulher pobre na Rússia. Em seguida, o relato volta no tempo, ao Brasil na época dos bandeirantes, segue para a Europa, anda, anda e acaba voltando ao Brasil.
O autor tem um texto áspero mas que prende.  Dei uma folheada quando comprei e não pude largar mais.   Me parece, no entanto, que a obra carecia de um tempo maior para ser burilada, amadurecer ou, utilizando os termos da joalheria, ser melhor lapidada.  Talvez o fato de ter sido encomendada tenha impelido o autor para terminá-la, o que fez com que o final aparecesse antes do momento e a história terminasse sem um fim. 

Resumindo, é menos do que eu esperava pela sinopse e do que poderia ter sido.  Infelizmente.
Mas, mesmo assim, ainda é bom.
[terminei de ler em 19/09/2009]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, comente....
(este blog tem moderação, mas faço o possível para não demorar muito para aprovar os comentários)
Espero que tenha gostado.
Volte sempre!