domingo, 31 de janeiro de 2010

A dama do cachorrinho

A dama do cachorrinho
Anton Tchékhov (ou Chekhov) - 1883
trad. Maria Aparecida B.P. Soares
L&PM (185 pág.)

12 Contos. Tchékhov, para mim, é o Machado de Assis russo, não pelo estilo da escrita, não, Tchékhov é mais direto e conciso, enquanto Machado cria prazer no desenrolar das palavras, como de um novelo, mas quanto aos temas.  Os dois tratam do homem comum, de histórias comuns, do dia a dia e, assim, expôem o grande drama da vida de todos.   

A morte do funcionário - Claramente inspirado em cena de "O capote"  de Gogol.  No primeiro, o funcionário é destratado pela vaidade e insegurança do ministro que quer mostrar a amigo como é poderoso. Tchékhov, no entanto, parte da insegurança do funcionário, apavorado por ter espirrado na careca do superior.

O enxoval - Funcionário se lembra de três visitas que fez a uma mesma casa, sendo que, na primeira, estava-se preparando o enxoval da filha.

Aniúta - Jovem mora em cortiço com um estudante de medicina, depois de já ter sido abandonada por outros estudantes, anteriormente.

A corista - Mulher recebe visita súbita da esposa de seu amante que a destrata e diz que ele teria feito dívidas por causa dela, deixando seus filhos na miséria, exigindo que a amante lhe devolva as jóias que teriam sido dadas por ele.

Vanka - menino órfão escreve carta a seu avô, no Natal.  De desesperar qualquer um.

Vérotchka - Porque ninguém manda em seu coração.... e não pode escolher a quem amar.

Zinotchka - Menino vê sua babá namorando com seu irmão mais velho e não consegue guardar o segredo.

A irrequieta - Mulher que, bem no espírito do sec. XIX, busca a companhia de pessoas importantes, artistas em geral, e ignora o marido, médico, sem saber que ele era mais importante, por suas pesquisas e atuação, que todos aqueles que a circundavam ... 

Anna no pescoço - Jogo de palavras, com o nome da personagem principal, Anna,  mas também uma condecoração que seu marido recebe (ordem de St. Anna).  Jovem pobre, órfã de mãe, com pai alcóolatra, que se casa com homem com posses, mais velho, por quem sente aversão.  Só que a história muda quando Anna vai a um baile...  (É a Madame Bovary russa.)

Iônytch - Médico de província se apaixona por jovem e, após sua recusa, passa a levar uma vida sem graça e se torna uma pessoa seca.

A dama do cachorrinho - Homem infeliz no seu casamento, para quem a traição já se tornou um hábito que, no entanto, não o faz feliz, encontra mulher infeliz no seu casamento, para quem a traição já se ....

A noiva - Jovem noiva, às vésperas do casamento, ouve conselhos de um primo, louvando o trabalho e o estudo e criticando todo o modo de vida da época, e foge para estudar.  Conto que mostra como as idéias que, logo a seguir, iriam despontar na revolução soviética, já se faziam ouvir.


[terminei em 17/01/2010]

Um comentário:

  1. Olá, acabo de ler o conto Aniúta e não sei se entendi o final. Se puder comentar aqui me respondendo...

    ResponderExcluir

Comente, comente....
(este blog tem moderação, mas faço o possível para não demorar muito para aprovar os comentários)
Espero que tenha gostado.
Volte sempre!