domingo, 13 de junho de 2010

O Sono Eterno

O Sono Eterno
Raymond Chandler (1939)
L&PM (243 pág.)

Policial.
Primeiro romance em que aparece o detetive Philip Marlowe, personagem que ultrapassou a obra. 
A história é toda narrada na primeira pessoa, com ocasionais diálogos.


Chandler escreve bem, o texto é fluido, mas não me empolgou.

O que não impede que a obra tenha exercido enorme influência sobre o cinema em geral e, até mesmo, sobre a cultura americana.

Quantos filmes já não vimos em que o detetive era durão, descobria tudo sozinho, tinha um escritório meio entregue às baratas, com seu nome no vidro da porta, uma ante-sala pequena, sem secretária, e na sala principal, uma mesa, um abajur e um arquivo de aço?  Ah, sem esquecer das clientes, mulheres ricas, elegantes, cheias de segredos e mistérios?  Philip Marlowe.

Bom, isso sem falar na quase unanimidade, em nossos dias, dos personagens principais masculinos serem solitários, distantes, capazes de exercer grande fascínio sobre os outros, mas com enorme dificuldade de estabelecer um relacionamento sólido e permanente, todos com um ar permanentemente irônico e frases curtas... Marlowe again and forever. 


A história foi levada às telas por Humphrey Bogart e Lauren Bacall (The Big Sleep). No Brasil, o filme recebeu o nome de "À Beira do Abismo" mas, infelizmente, não achei para alugar...

Somente para ter certeza da originalidade da coisa, ainda vou ler o Dashiell Hammett, já que o Falcão Maltês é anterior a esse livro, também com um detetive (Sam Spade), que recebeu vida, da mesma forma, na pessoa do Bogart.

P.S.: (Em 26/05/2013 - O filme saiu em DVD, em uma edição especial, com a versão do cinema, que fora censurada, a versão do diretor e, ainda, com a refilmagem dos anos 70, estrelada pelo Robert Mitchum)
[terminei em 07/06/2010]

3 comentários:

  1. Oi mon, estou aqui retribuindo a visita... Muito obrigado. gostei muito do seu blog, e sim, pelo que percebi temos muito em comum, apesar da diferença de idade. Adoramos livros, adoramos Francês, e ainda por cima: Sou estudante de direito(E gostamos de orgulho e preconceito). Nossa é muita semelhança mesma. Adorei seu blog tanto que acabei me tornando sua seguidora.
    bjokas

    ResponderExcluir
  2. Ops... Esqueci de comentar: participamos da mesma campanha, 50 livros em 2010

    ResponderExcluir

Comente, comente....
(este blog tem moderação, mas faço o possível para não demorar muito para aprovar os comentários)
Espero que tenha gostado.
Volte sempre!