sexta-feira, 11 de junho de 2010

Orgulho e Preconceito - 2

Orgulho e Preconceito
Jane Austen (1813)
L&PM (392 pág.)

Continuando...

A história se passa na Inglaterra, sem data fixa, em uma época em que as filhas não herdavam as propriedades de seus pais.

Ora, o Sr. Bennet possuía uma pequena extensão de terras e tinha apenas filhas mulheres, 5 delas: Jane, Elizabeth, Mary, Catherine e Lydia, e, no caso de sua morte, elas ficariam à beira da miséria, motivo porque sua mulher só pensa em casar as filhas.
Daí a frase que inicia o livro:  "É verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro em posse de boa fortuna deve estar necessitado de esposa."

A autora, assim, trata da situação da mulher e das pressões que uma jovem sofria para se casar.

As irmãs Bennet
A personagem principal, Elizabeth Bennet, é a favorita do pai e, dentre as filhas, a mais dotada de espírito crítico.
Sua irmã mais velha, Jane, é a mais bonita e mais doce, um modelo de compreensão e indulgência.  Quanto às outras, a autora as trata com visível menosprezo: Mary seria uma jovem que pretenderia se dedicar somente às atividades culturais sem, no entanto, ter talento suficiente,  tanto que envergonha Elizabeth durante uma festa em que insiste em cantar, mesmo mal.
As duas últimas são totalmente frívolas, pensam somente em homens e chapéus, sendo Lydia o caso mais grave de inconseqüência, já que foge sem pensar nela nem no que poderia acontecer com as irmãs a partir de então, se ficasse toda a família desonrada.

Continua... (1 - 2 - 3 - 4 - 5)

Imagens:
1 - http://marillawex.com/2009/11/back-to-the-theatre/ e
2 - divulgação do filme de 2006 com Keira Knightley

2 comentários:

  1. amei o filme podia ter a parte dois é lindo....<3

    ResponderExcluir
  2. Amei esse filme, o vejo com frequência....como queria um Sr. Darcy na minha vida, rs!! Espero que façam a continuação!

    ResponderExcluir

Comente, comente....
(este blog tem moderação, mas faço o possível para não demorar muito para aprovar os comentários)
Espero que tenha gostado.
Volte sempre!